Álvaro Siza e Maria Antónia Siza: uma exposição a quatro mãos na Croácia
"Álvaro Siza & Maria Antónia Siza" reúne trabalhos do arquitecto e da mulher, falecida em 1973. Exposição inaugura a 10 de Junho com a presença do arquitecto
Uma exposição dedicada a Álvaro Siza e Maria Antónia Siza (1940-1973) vai ser inaugurada em Zagreb, na Croácia, a 10 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Uma exposição dedicada a Álvaro Siza e Maria Antónia Siza (1940-1973) vai ser inaugurada em Zagreb, na Croácia, a 10 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
De acordo com o sítio online do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, onde a informação foi avançada, o arquitecto Álvaro Siza Vieira estará presente nesse dia, na inauguração da exposição, às 17h30, na ORIS House of Architecture — Centro Multimédia de Cultura.
A mostra, intitulada "Álvaro Siza & Maria Antónia Siza", prolonga-se até 31 de Agosto naquele espaço em Zagreb vocacionado para a promoção das áreas da arquitectura, design, arte e cultura.
Maria Antónia Marinho Leite Siza nasceu no Porto em 1940 e estudou pintura na Escola Superior de Belas-Artes daquela cidade, não chegando a concluir o curso. Foi casada com o arquitecto Álvaro Siza e morreu em 1973, aos 33 anos, deixando uma obra composta por mais de mil desenhos, e alguns quadros a óleo, tendo exposto uma única vez em vida, em 1970, na Cooperativa Árvore, no Porto.
Também na Árvore, em Novembro de 2002, foi realizada uma segunda mostra dos seus desenhos, mais tarde apresentados no Círculo de Belas Artes, em Madrid, Espanha. No mesmo ano, foi lançado um livro, pelas Edições Asa, com a sua obra ("Maria Antónia Siza 1940-1973"). Em Novembro, a "história nunca contada da mulher de Siza Vieira" foi alvo de destaque da revista "E" do semanário "Expresso".
A poucas semanas de celebrar 83 anos, Álvaro Siza continua assim a dar provas da sua assinalável actividade. Ainda na semana passada foi o foco de todas as atenções na abertura do Pavilhão de Portugal na 15.ª Bienal de Veneza, que se prolonga até 27 de Novembro. Enquanto representante do país, o arquitecto revisitou o projecto de habitação social que fez em meados da década de 1980 para a ilha da Giudecca.
Também em Maio foi inaugurada a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso, da autoria de Álvaro Siza e Souto de Moura, e em Março foi anunciado que a Capela da Afurada, em Vila Nova de Gaia, terá também a sua assinatura, prevendo-se que as obras arranquem ainda este Verão.