Académica desce à II Liga, Arouca conquista Liga Europa
A equipa de Coimbra precisava de vencer o Sp. Braga para se conservar na I Divisão, mas não foi capaz de o fazer.
A Académica foi neste sábado despromovida matematicamente à II Liga, depois de 14 épocas consecutivas entre os “grandes”, ao empatar a zero na recepção ao Sporting de Braga, na 33.ª jornada da I Liga.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Académica foi neste sábado despromovida matematicamente à II Liga, depois de 14 épocas consecutivas entre os “grandes”, ao empatar a zero na recepção ao Sporting de Braga, na 33.ª jornada da I Liga.
A formação de Coimbra soma 25 pontos e já só pode acabar no 17.º e penúltimo lugar, pois, com um encontro por disputar, está a quatro pontos do União da Madeira, o 16.º colocado. O Sporting de Braga é quarto, com 58.
Os “estudantes”, que somam 64 presenças na divisão principal, estavam consecutivamente na I Liga desde 2002-03, sendo que, nestas 14 épocas, apenas contabilizaram dois lugares no “top-10”.
Já o Arouca conquistou pela primeira vez na sua história um lugar nas provas europeias, depois de saber que o Rio Ave perdeu com o FC Porto (1-3), um dia depois da derrota do Paços de Ferreira.
A formação comandada por Lito Vidigal, que se desloca na segunda-feira ao terreno do Estoril, já garantiu, no mínimo, que acabará o campeonato no sexto lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.
O conjunto do distrito de Aveiro segue no quinto lugar, com 52 pontos, contra 48 do Paços de Ferreira, derrotado sexta-feira por 4-1 na recepção ao Tondela, 47 do Rio Ave e 46 do Estoril.
O sexto lugar vale um lugar na Liga Europa uma vez que os finalistas da Taça de Portugal são o FC Porto (terceiro colocado, com 70 pontos), que já garantiu um lugar no play-off de acesso à Liga dos Campeões, e o Sporting de Braga (quarto, com 57), certo na fase de grupos da Liga Europa.
O Arouca está a cumprir apenas a terceira presença na I Liga, sendo que já garantiu a sua melhor classificação de sempre, depois do 12.º posto de 2013-14 e do 16.º de 2014-15.