Radiohead editam novo álbum no domingo

Depois da revelação de duas novas canções, os Radiohead comunicam que o novo álbum será lançado este domingo. O novo vídeo, que pode ser visto aqui, é realizado pelo cineasta Paul Thomas Anderson.

Foto

O grupo inglês Radiohead anunciou esta sexta-feira, através da Internet, que vai editar um novo álbum no domingo, em formato digital.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O grupo inglês Radiohead anunciou esta sexta-feira, através da Internet, que vai editar um novo álbum no domingo, em formato digital.

Ainda sem título, este será o nono álbum dos Radiohead e é anunciado numa semana em que o grupo utilizou a Internet, em particular as redes sociais, para libertar informações e conteúdos a conta-gotas.

Esta quinta-feira, com o anúncio da edição do álbum - "domingo, 08 de maio, às 19:00" -, o grupo divulgou um novo tema, Daydreaming, e o respectivo vídeo, assinado pelo realizador de cinema norte-americano Paul Thomas Anderson, autor de Magnolia (1999) ou Punch-Drunk Love (2002).

Daydreaming junta-se assim ao tema Burn the witch, divulgado na terça-feira, juntamente com um vídeo de animação. O novo álbum sairá dois meses antes de os Radiohead actuarem, a 8 de Julho, no festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés, num dia para o qual já não há bilhetes à venda.

A nova digressão dos Radiohead tem início no próximo dia 20, em Amesterdão, na Holanda. O grupo, surgido em final dos anos de 1980, é formado por Thom Yorke (voz), Ed O'Brien (guitarra), Jonny Greenwood (guitarra e piano), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria).

Já editaram oito álbuns, entre os quais Pablo Honey (1993), Ok Computer (1997), Kid A (2000) e The king of limbs (2007), que venderam cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo. A cada novo álbum - pelo menos os mais recentes - têm alterado o método de edição, aproveitando os diferentes canais de divulgação da Internet e do mercado da música digital.

Em 2007 lançaram o álbum In rainbows directamente na Internet, convidando o público a pagar o que quisesse pelo descarregamento do disco. Em 2011, o álbum The king of limbs também só esteve inicialmente acessível através de uma página criada pelo grupo e só meses depois é que chegou às lojas.

De acordo com a publicação Pitchfork, o novo álbum terá edição física a 17 de Junho, pela XL Recordings.