“Street art”: caixas de electricidade de Cedofeita já têm dono
Já se conhecem os artistas que vão intervir nas caixas de energia nas ruas de Cedofeita e Miguel Bombarda e na Travessa do Carregal
Cristina Assunção, Hélia Aluai, Mirjam Siim e o projecto "É um produto português com certeza!", de Catarina Rodrigues e Thiago Marcial, são os vencedores do concurso “Street Art Porto – Caixas EDP” cujo objectivo era eleger as melhores propostas de intervenção artística em vinte caixas de electricidade nas ruas de Cedofeita e Miguel Bombarda e na Travessa do Carregal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Cristina Assunção, Hélia Aluai, Mirjam Siim e o projecto "É um produto português com certeza!", de Catarina Rodrigues e Thiago Marcial, são os vencedores do concurso “Street Art Porto – Caixas EDP” cujo objectivo era eleger as melhores propostas de intervenção artística em vinte caixas de electricidade nas ruas de Cedofeita e Miguel Bombarda e na Travessa do Carregal.
A escolha das quatro propostas foi unânime entre os membros do júri, composto pelo artista visual Frederico Draw, a artista plástica Susana Lopes e Cláudia Melo, representante da PortoLazer.
No total foram 44 as propostas recebidas, o que para Frederico Draw dificultou a selecção: “Foi uma escolha difícil porque eram muitas propostas e com uma qualidade bastante elevada, mas o facto de ter sido uma escolha unânime revela que as propostas seleccionadas são muito boas”. O artista salientou a diversidade de projectos: “Recebemos propostas de vários artistas de diferentes áreas, como a ilustração e design gráfico”.
Na avaliação das propostas foram tidos em conta critérios como a originalidade, a qualidade técnica, o conteúdo e o portefólio. “Quando vemos uma simulação gráfica não sabemos muito bem como é que resulta na execução, portanto, uma das coisas a ter em conta é o portefólio dos artistas para ter a certeza de que o trabalho será o esperado”, explicou.
Caixa como ícones portugueses
Catarina Rodrigues e Thiago Marcial concorreram ao concurso organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, e a sua proposta foi uma das quatro seleccionadas. Não é a primeira vez que os dois artistas se aventuram nesta área. Thiago já teve “experiências com intervenções urbanas" quando ainda morava no Brasil e Catarina Rodrigues participou na intervenção artística feita nas caixas do Largo de São Domingos e na pintura do Mural da Rua da Lionesa.
Os dois conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequentaram o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público, e a partir daí desenvolveram em conjunto alguns projectos. A participação no concurso para a intervenção das caixas eléctricas foi uma forma de dar continuidade a essa colaboração. Estão, dizem, “bastante entusiasmados” e “ansiosos por começar”.
Para o processo criativo, começaram por "analisar as dinâmicas que se desenrolam no espaço proposto", ou seja, a Rua de Cedofeita, indissociável da sua vertente comercial. Daí surgiu o projecto "É um produto português com certeza!”, o nome dado pelo colectivo à sua intervenção, cujo objectivo é “realçar e valorizar a história portuguesa, nomeadamente os seus produtos, despertando um sentimento de nostalgia”. "Propusemos transformar as caixas, de forma lúdica, em produtos tipicamente portugueses conhecidos quase como ícones do próprio país”, resumem.
Aos artistas responsáveis por cada uma das propostas são atribuídas cinco caixas de electricidade. As intervenções vão decorrer até 6 de Maio e a inauguração está prevista a 7 de Maio, coincidindo com as inaugurações simultâneas de Bombarda.