Kobe Bryant despede-se em grande estilo

Marcou 60 pontos no jogo de despedida. Recorde de vitórias para os Golden State Warriors.

Fotogaleria

Foi o último jogo de um dos melhores basquetebolistas de sempre. Kobe Bryant marcou 60 pontos na vitória dos Los Angeles Lakers sobre os Utah Jazz (101-96), conseguindo a melhor performance da temporada. Foi uma despedida com estilo do jogador, de 37 anos, no 1566.º encontro da sua carreira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foi o último jogo de um dos melhores basquetebolistas de sempre. Kobe Bryant marcou 60 pontos na vitória dos Los Angeles Lakers sobre os Utah Jazz (101-96), conseguindo a melhor performance da temporada. Foi uma despedida com estilo do jogador, de 37 anos, no 1566.º encontro da sua carreira.

O jogo de despedida teve o seu lado irónico. Uma equipa que fez uma época desastrosa (17 vitórias e 65 derrotas) acabou a temporada em beleza, jogando para o seu craque e protagonizando uma reviravolta a fazer lembrar outros tempos.

“O final perfeito seria ganhar o campeonato”, disse Kobe Bryant no final do jogo que marca o fim de uma carreira de 20 anos. “Mas esta noite saí para o campo, joguei forte e tentei dar o máximo espectáculo possível. Soube-me bem fazer isto uma última vez”, acrescentou o jogador, citado pelo site da NBA.

Frente aos Utah Jazz, Kobe registou a quinta maior pontuação da sua carreira, tornou-se o jogador mais velho a marcar 50 pontos numa partida da NBA e fez a sua melhor pontuação desde os 61 pontos contra os Knicks em 2009.

Foto
FREDERIC J. BROWN/AFP

Afectado por problemas físicos, Kobe foi recebendo várias homenagens desde que anunciou o fim da carreira em Novembro do ano passado, mas é claro que a noite da despedida foi ainda mais emotiva.

Foi mostrado um vídeo com imagens da sua carreira e foi elogiado por Magic Johnson, outra lenda da NBA. “Estamos aqui para celebrar 20 anos de um grande jogador, 20 anos de excelência, um atleta que nunca fez batota e que ofereceu a esta equipa cinco títulos. Tu és simplesmente o melhor Laker da história”, disse Magic, cuja carreira profissional também foi toda feita na equipa de Los Angeles.

Filho de um antigo jogador da NBA, Joe Bryant, Kobe “Black Mamba” Bryant chegou à NBA aos 17 anos e foi pentacampeão (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010) ao serviço dos Lakers. Deixa a competição como o terceiro melhor marcador da NBA (com mais de 33 mil pontos na época regular), apenas atrás de Kareem Abdul-Jabbar (38.387) e Karl Malone (36.928).

Kobe viu a parte final da sua carreira ser marcada por lesões graves: rotura do tendão de Aquiles em 2013, fratura do joelho esquerdo em 2014 e rotura do ombro direito em 2015. Agora voltou para uma despedida em grande no último dia da época regular, que ficou igualmente marcada por outro recorde: os campeões Golden State Warriors venceram os Memphis Grizzlies (125-104) e terminam a época regular com 73 vitórias e nove derrotas, batendo o anterior melhor registo, que era dos Chicago Bulls (72 triunfos em 1995-96). com AFP

O anúncio da Nike para a despedida de Kobe Bryant