Federação risca Benzema do Euro 2016
Decisão foi tomada pelo presidente e pelo seleccionador.
Antes de começar, o Euro 2016 acabou para Karim Benzema: o avançado do Real Madrid não vai entrar nos planos da selecção francesa para o torneio, numa decisão tomada em conjunto pelo presidente da Federação francesa de futebol, Noël Le Graët, e pelo seleccionador Didier Deschamps.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Antes de começar, o Euro 2016 acabou para Karim Benzema: o avançado do Real Madrid não vai entrar nos planos da selecção francesa para o torneio, numa decisão tomada em conjunto pelo presidente da Federação francesa de futebol, Noël Le Graët, e pelo seleccionador Didier Deschamps.
“Infelizmente para mim e para todos os que sempre me apoiaram. Não serei seleccionado para o nosso Euro em França...”, escreveu Benzema na rede social Twitter.
Malheureusement pour moi et pour tous ceux qui m'ont toujours soutenu et supporté. Je ne serai pas sélectionné pour notre Euro en France...
— Karim Benzema (@Benzema) April 13, 2016
Num comunicado publicado no site oficial, a Federação anuncia que o avançado “não poderá participar no Euro 2016”. A decisão foi tomada após os responsáveis federativos terem consultado o processo em que Benzema é julgado por envolvimento num esquema de chantagem, com recurso a um vídeo de cariz sexual, a Mathieu Valbuena, seu companheiro na selecção. “Caberá à justiça estabelecer a responsabilidade dos protagonistas”, resume a Federação.
“Não existe qualquer obstáculo, no plano jurídico, a que [Benzema] seja seleccionado”, acrescenta o mesmo comunicado, lembrando no entanto que “o desempenho desportivo é um critério importante mas não o único para decidir a composição da selecção francesa”.
“A capacidade de os jogadores trabalharem num sentimento de unidade, dentro e em torno do grupo, a exemplaridade e a preservação do grupo são igualmente tomadas em conta pelos seleccionadores da Federação. Daí resulta que Noël Le Graët e Didier Deschamps decidiram que Karim Benzema não poderá participar no Euro 2016”, conclui a Federação francesa de futebol.
A polémica em torno de Benzema estalou em Novembro de 2015, quando o avançado foi detido para interrogatório e posteriormente acusado de ser “cúmplice numa tentativa de chantagem e na conspiração de um acto criminoso, crimes que podem ser punidos com um mínimo de cinco anos de prisão”. Benzema esteve envolvido numa tentativa de chantagem a Mathieu Valbuena, com recurso a um vídeo de cariz sexual no qual, alegadamente, seria possível ver Valbuena a manter relações sexuais com uma mulher. Para que a gravação não fosse divulgada publicamente antes do Europeu de 2016, que a França vai organizar, os chantagistas terão exigido o pagamento de 150 mil euros.