Aguiar Branco lança Martins para Lisboa e Duarte para o Porto
Ex-ministro da Defesa desafia candidatos a barões
O ex-ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, lançou este sábado os nomes de José Eduardo Martins como candidato do PSD à Câmara de Lisboa e o nome de Pedro Duarte como candidato à Câmara do Porto.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O ex-ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, lançou este sábado os nomes de José Eduardo Martins como candidato do PSD à Câmara de Lisboa e o nome de Pedro Duarte como candidato à Câmara do Porto.
Usando a proximidade das autárquicas, como a grande batalha política que se coloca aos dirigentes e aos militantes do PSD, Aguiar Branco desferiu um duro ataque aos que têm criticado Passos Coelho nas vésperas deste congresso de Espinho. “No PSD, quem quer ser barão vai a votos. Aliás, só é barão quem vai a votos”, começou por afirmar para acrescentar: “Não passa de praça a general sem antes mostrar o seu valor.”
Aguiar Branco, que foi candidato contra Passos Coelho em 2010, garantiu que não sabe se um dia não se candidatará de novo, depois de ter interpelado os críticos de Passos: “Como nos casamentos, ou vão a votos ou calem-se para sempre.”
Dando como exemplo da importância das autárquicas o facto de há 20 anos Passos Coelho ter sido candidato à Câmara da Amadora, quando o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, era líder do PSD, Aguiar Branco sublinhou que dos cinco vice-presidentes da direcção cessante, apenas Carlos Carreiras, em Cascais, e Pedro Pinto, em Sintra, deram a cara pelo partido.
Fazendo questão de referir que se candidatou já em anteriores autárquicas, Aguiar Branco deixou no ar uma lista de nomes de figuras do PSD que considera estarem em condições de serem candidatos nas eleições Outubro de 2017: “Nuno Morais Sarmento, Maria Luís Albuquerque, Luís Montenegro, Teresa Leal Coelho, Matos Correia, Paula Teixeira da Cruz são pessoas que preenchem um espaço público que podem e devem ser candidatos.”