Oito ideias em debate

Algumas ideias das 28 moções que os sociais-democratas vão levar ao congresso

Foto
Jorge Moreira da Silva desafia PS a apresentar propostas Nuno Ferreira Santos

Lei eleitoral
A moção M propõe um sistema eleitoral com 113 deputados eleitos em círculos uninominais e os restantes em círculos de compensação regionais/emigração.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Lei eleitoral
A moção M propõe um sistema eleitoral com 113 deputados eleitos em círculos uninominais e os restantes em círculos de compensação regionais/emigração.

Quotas internas
Maria da Trindade Vale quer que o partido promova uma composição mais equitativa das listas candidatas aos actos eleitorais internos, no PSD.

Espaço Schengen lusófono
A moção de Beja defende que “a CPLP deverá evoluir no sentido da criação de um mercado comum de livre circulação de pessoas, bens e serviços”.

Setúbal verde
O do PSD de Setúbal propõe que o desenvolvimento do distrito caminhe no sentido de se atingir “o principal objectivo da economia verde”. 

Economia social
Os Trabalhadores Sociais-Democratas dão um conselho a quem governa. “A uma economia falida corresponderá um Estado Social falido.

Regionalização
A moção algarvia aponta para que o PSD assuma o compromisso de avançar com a regionalização nas próximas eleições.

Marca turística Porto e Norte
Virgílio Macedo, do PSD Porto, subscreve um texto que lança a ideia de uma “marca turística Porto e Norte”.

Saúde em tempos de crise
A moção de Cancela Moura discorre sobre Saúde e mostra abertura a mudanças, mas “com particular atenção aos tempos de crise”.