Há uma nova aplicação para ajudar quem anda de transportes públicos

Foto
A Procura Efectiva Corrigida tem em conta factores que influenciam a utilização dos transportes públicos por parte dos clientes Paulo Pimenta/Arquivo

Uma aplicação (app) de trânsito para telemóveis que ajuda os utilizadores dos transportes públicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal com informações de tráfego em tempo real foi lançada oficialmente em Portugal nesta quinta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma aplicação (app) de trânsito para telemóveis que ajuda os utilizadores dos transportes públicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal com informações de tráfego em tempo real foi lançada oficialmente em Portugal nesta quinta-feira.

A Transit App Moovit tinha sido lançada no final de 2014 em versão experimental em Portugal, onde já conta com 125.000 utilizadores, de acordo com a empresa gestora.

A aplicação informática, gratuita para os dispositivos com sistemas iOS e Android, combina informações públicas dos operadores de transportes e das autoridades com as informações em tempo real da comunidade de utilizadores sobre 18 sistemas de trânsito das quatro cidades.

Através da aplicação, os utilizadores podem consultar informação atualizada sobre dez sistemas de transporte diferentes de Lisboa, nomeadamente o Metropolitano, as linhas do Metro Transportes do Sul e as linhas da CP – Comboios de Portugal, e cinco sistemas de trânsito do Porto, incluindo as linhas da CP e as do Metro do Porto.

A Moovit disponibiliza também informação sobre os horários e percursos dos autocarros SMTUC em Coimbra e os HF e a EACL no Funchal.

A aplicação tem um “Programa de Comunidade” com mais de 640 editores em Lisboa e 90 no Porto que ajudam a manter actualizada a informação.

A app permite ainda aos utilizadores enviar relatórios sobre as suas experiências de viagem, como dados de congestionamento, limpeza e alterações nos serviços, que são apresentados em tempo real aos outros utilizadores, para que possam planear melhor os seus percursos ou, eventualmente, procurar rotas alternativas.

A empresa anunciou que pretende acrescentar cidades à rede portuguesa nos próximos meses de modo a “permitir que os utilizadores possam viajar entre cidades com facilidade”, destacando que planeia estender a aplicação em breve a toda a região da grande Lisboa.

A aplicação começou a funcionar em 2012 e está presente em mais de 800 cidades de 60 países em todo o mundo, tendo mais de 35 milhões de utilizadores.