Benfica joga contra o Bayern Munique na Champions
A primeira mão dos quartos-de-final será na Alemanha, a 5 de Abril, enquanto a segunda mão disputa-se na Luz a 13.
O Benfica vai defrontar o Bayern Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Benfica vai defrontar o Bayern Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon.
Os "encarnados" vão assim ter pela frente um dos adversários mais difíceis do lote de oito ainda em prova. Treinada por Pepe Guardiola, a formação alemã lidera a Bundesliga com cinco pontos de avanço sobre o segundo, Borussia Dortmund. O treinador catalão está de saída do emblema bávaro e tem nesta temporada a derradeira hipótese de conquistar a Liga dos Campeões, o troféu que ainda não conseguiu vencer ao serviço do Bayern.
Nos oitavos-de-final, a equipa germânica eliminou a Juventus depois de protagonizar uma reviravolta no marcador da partida da segunda mão (na primeira mão o resultado final foi um empate a dois golos). Os italianos estiveram a vencer em Munique por 2-0, mas o Bayern Munique acabou por vencer por 4-2.
No seu historial na prova mais importante do futebol europeu por clubes, o Bayern Munique soma cinco triunfos (1974, 1975, 1976, 2001, 2013), enquanto nos seis duelos europeus entre os dois emblemas, o Benfica nunca derrotou o Bayern, somando quatro derrotas e dois empates, tendo apontado apenas quatro golos e sofrido 16.
Na presente temporada, o Bayern Munique já disputou oito encontros. No total somou apenas uma derrota (2-0 no terreno do Arsenal) e um empate (a dois golos em Turim). Nos restantes jogos obteve vitórias, muitas delas bastante folgadas, casos dos 5-0 aplicados ao Dínamo Zagreb ou os 4-0 ao Olympiacos.
No seu estádio os bávaros têm sido especialmente fortes. Na sua caminhada nesta Champions não perderam qualquer jogo, tendo marcado 18 golos e sofrido apenas 3.
A primeira mão dos quartos-de-final será disputada na Alemanha, no dia 5 de Abril, enquanto a segunda mão joga-se na Luz a 13.
Os bicampeões nacionais em título procuram a primeira presença nas meias-finais na era Champions (desde 1992-93), depois de terem sido eliminados nos "quartos" em 1994-95, 2005-06 e 2011-12.
Lista completa de jogos
Wolfsburgo-Real Madrid
Bayern Munique-Benfica
Barcelona-Atlético de Madrid
Manchester City-PSG