Franciscus, o Papa, chega ao Instagram

Papa Francisco abrirá conta na rede social no Dia do Pai – 19 de Março.

Foto
Depois de uma conta do Vaticano, o Papa terá um perfil em nome próprio AFP

Depois de um encontro no final de Fevereiro entre Francisco e o CEO do Instagram, Kevin Systrom, o Vaticano revelou nesta terça-feira que o Papa terá um perfil nesta rede social a partir de 19 de Março. A novidade foi revelada por Dario Viganò, responsável pela comunicação da Santa Sé.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Depois de um encontro no final de Fevereiro entre Francisco e o CEO do Instagram, Kevin Systrom, o Vaticano revelou nesta terça-feira que o Papa terá um perfil nesta rede social a partir de 19 de Março. A novidade foi revelada por Dario Viganò, responsável pela comunicação da Santa Sé.

Primeiro, o Twitter; agora, o Instagram. O Vaticano já estava presente nesta rede social de partilha de fotografias e pequenos vídeos. A novidade passa por esta ser uma conta em nome do próprio Papa. Franciscus será o nome do perfil, explicou Viganò na apresentação do seu livro Fedeltà e cambiamento – La svolta di Francesco raccontata da vicino (Fidelidade e mudança – a reviravolta de Francisco contada de perto).

Dario Viganò destacou como Francisco tem mudado a forma como o pontificado comunica. E o dia 19 de Março não foi escolhido aleatoriamente, é o dia de São José (Dia do Pai).

Chegar aos mais jovens e modernizar a instituição milenar, adaptando-a às práticas digitais, são os objectivos da acção. A chegada em nome próprio ao Instagram é apenas um passo de uma operação maior e que passa pela actualização na forma de comunicar da Santa Sé – a televisão e a rádio serão fundidas e o site melhorado.

Francisco recebeu no Vaticano o norte-americano Kevin Systrom no final de Fevereiro. Os dois discutiram o poder das imagens – “capazes de unir pessoas para lá das fronteiras, culturas e gerações”, como escreveu o CEO em comunicado – e, mais especificamente, o poder do Instagram, que soma já mais de 400 milhões de utilizadores activos. Systrom quis mostrar ao Papa como a rede social que dirige (propriedade do Facebook) pode ser um forte instrumento de informação.