Lisboa finalista de prémio europeu na área da mobilidade
O vencedor do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2015 será conhecido em Abril.
Lisboa é uma das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2015, que pretende distinguir a excelência na promoção da mobilidade sustentável. Na corrida ao título estão também Múrcia e Palma de Maiorca, em Espanha.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Lisboa é uma das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2015, que pretende distinguir a excelência na promoção da mobilidade sustentável. Na corrida ao título estão também Múrcia e Palma de Maiorca, em Espanha.
A lista de finalistas foi revelada esta terça-feira pela Comissão Europeia mas será preciso esperar até ao dia 20 de Abril para conhecer o vencedor. O prémio será entregue nessa data em Bruxelas, pelos comissários europeus dos Transportes e do Ambiente, Violeta Bulc e Karmenu Vella, respectivamente.
De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, foram recebidas 53 candidaturas, de 19 países, ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2015. Através desta iniciativa pretende-se “honrar as autoridades locais que promovem excepcionalmente bem a mobilidade urbana sustentável e que, com sucesso, concentram os seus esforços numa mudança para meios de transporte mais sustentáveis”.
No caso concreto de Lisboa, sublinha-se que tanto as actividades desenvolvidas pelo município durante a Semana Europeia da Mobilidade (que decorreu entre 16 e 22 de Setembro) como as medidas permanentes adoptadas desde então “foram consideradas excepcionais”. “A cidade enfatizou a acessibilidade e as infra-estruturas para o ciclismo”, diz-se no comunicado, no qual se destacam os caminhos para peões e os elevadores, bem como as escadas amigas das bicicletas e os estacionamentos para estes veículos de duas rodas.
Em Abril vai também saber-se quem conquistou um outro prémio, relativo ao desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável. Os finalistas são Malmö (Suécia), Utrecht (Holanda) e Viena (Áustria).
Em 2011, Almada recebeu o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010, tendo sido a primeira cidade portuguesa a conquistar o título.