Fortuna dos três mais ricos do país avaliada em 7100 milhões de euros

Américo Amorim, Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo voltam a surgir na lista da Forbes, encabeçada por Bill Gates.

Foto
Américo Amorim é o empresário mais rico do país Pedro Maia

Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e família, e Belmiro de Azevedo, os três portugueses que estão na lista dos empresários mais ricos do mundo, têm uma fortuna avaliada em conjunto em 7800 milhões de dólares (cerca de 7100 milhões de euros).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e família, e Belmiro de Azevedo, os três portugueses que estão na lista dos empresários mais ricos do mundo, têm uma fortuna avaliada em conjunto em 7800 milhões de dólares (cerca de 7100 milhões de euros).

Os empresários voltam a fazer parte da tradicional lista da revista Forbes, onde surgem 1810 milionários, com Bill Gates à cabeça como o homem mais rico do mundo pelo terceiro ano consecutivo, com uma fortuna de 75 mil milhões de dólares.

Amorim está em 369.º lugar, o mesmo patamar do ano passado, com uma fortuna de 4100 milhões de euros.

Soares dos Santos, que em 2013 deixou a presidência não executiva da Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce), surge em 854.º lugar, tendo subido 200 lugares. A fortuna avaliada pela Forbes é de 2100 milhões de dólares (cerca de 1900 milhões de euros).

Já Belmiro de Azevedo baixou no ranking, passando do 949.º para o 1121.º lugar. O valor da fortuna está calculada em 1600 milhões de dólares (cerca de 1470 milhões de euros). O empresário saiu no ano passado de todos os cargos de direcção das empresas do grupo Sonae (grupo que detém o PÚBLICO).

No ranking da Forbes, o número de milionários diminui pela primeira vez desde 2009, mas a diferença em relação à lista divulgada no ano passado é de apenas 16 empresários. A fortuna média é de 3600 milhões de dólares (3300 milhões de euros). O valor fica 300 milhões de dólares abaixo do valor de há um ano. Segundo a Forbes, a instabilidade nas bolsas, a descida do preço do petróleo e o dólar forte fizeram descer esta média.

Depois do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, surge no topo da lista o espanhol Amancio Ortega, do grupo Inditex (que detém marcas como a Zara, a Maximo Dutti ou a Pull and Bear), com uma fortuna de 67 mil milhões de dólares (cerca de 61.600 milhões de euros).

Em terceiro está o magnata Warren Buffett, dono da Berkshire Hathaway, com 60.800 milhões de dólares (cerca de 55.900 milhões de euros). Em quarto surge o mexicano Carlos Slim, que no ano passado estava em segundo e agora desceu dois lugares, apresentando uma fortuna de 50 mil milhões de dólares (cerca de 45.900 milhões de euros).

Depois de Slim surge o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 45.200 milhões de dólares (cerca de 41.500 milhões de euros). Em sexto aparece o co-fundador e presidente-executivo do Facebook,  Mark Zuckerberg, com 44.600 milhões de dólares (41 mil milhões de euros).