Vigo corta relações com o Porto por causa de declarações de Rui Moreira

Autarca galego exige pedido de desculpas do presidente da Câmara do Porto por causa de declarações sobre os voos da TAP.

Foto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro Adriano Miranda

O autarca de Vigo, Abel Caballero, anunciou na quinta-feira o corte de relações com o presidente da Câmara do Porto e exigiu a Rui Moreira um "pedido de perdão" à cidade galega pelo "insulto claríssimo e intolerável" de foi alvo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O autarca de Vigo, Abel Caballero, anunciou na quinta-feira o corte de relações com o presidente da Câmara do Porto e exigiu a Rui Moreira um "pedido de perdão" à cidade galega pelo "insulto claríssimo e intolerável" de foi alvo.

A posição do presidente da Câmara Vigo, anunciada em conferência de imprensa naquela cidade galega, surge na sequência da entrevista que Rui Moreira deu à revista Visão, a propósito da intenção de a TAP de criar uma ligação entre Vigo e Lisboa. "Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro de uma francesinha, com um aeroporto miserável e que percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados", afirmou o autarca português quando questionado sobre o facto de o Porto ter conseguido dividir as cidades galegas e os seus três aeroportos em benefício do Sá Carneiro.

"Exijo que retifique as declarações e peça perdão a esta cidade por um insulto gravíssimo como nunca ouvi de nenhum responsável político em toda a minha vida política", disse Caballero no encontro com os jornalistas, e a cujo registo áudio a Lusa teve acesso.

Caballero disse que "respeita os alcaldes que defendem as suas cidades mas que detesta os que insultam". "Esta é a minha cidade e não o vou tolerar esse comportamento", sublinhou.

Abel Caballero classificou as afirmações de Rui Moreira como "impróprias e indignas de um autarca de uma cidade que considera amiga".

Na entrevista à Visão, Rui Moreira, afirmou ainda que "os cidadãos de Vigo serão levados pela TAP para Lisboa acompanhados ou não, durante uma noite", referindo-se à intenção da TAP de criar um pacote promocional naquela ligação a Vigo, que incluirá uma noite num hotel lisboeta, com pequeno-almoço e transporte.

"Só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa", questionou Rui Moreira. O autarca socialista manifestou-se "indignado" com as afirmações de Rui Moreia e exigiu ao autarca do Porto que "rectifique as declarações e peça perdão".

Caballero avisou que se isso não acontecer, Vigo não participará em qualquer organismo onde esteja Rui Moreira, como por exemplo a associação transfronteiriça Eixo Atlântico. "Não me volto a sentar à mesma mesa, no Eixo Atlântico, enquanto não pedir perdão", sustentou.

Contactada pela Lusa, a Câmara do Porto escusou-se tecer qualquer comentário.

Câmara de Coimbra solidária com Rui Moreira
O presidente da Câmara de Coimbra, o socialista Manuel Machado, manifestou "total apoio" ao seu homólogo do Porto. "Manifesto ao presidente Rui Moreira a minha total solidariedade pela luta que está a travar em defesa do aeroporto Francisco Sá Carneiro [no Porto] e sublinho a necessidade de empresas como a TAP desenvolverem a sua actividade tendo em conta os legítimos interesses das pessoas, da actividade económica em geral e do turismo em particular", afirma Manuel Machado, numa nota divulgada pelo município a que preside.

Manuel Machado, que também é presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), afirma estar ao lado do autarca do Porto, na reivindicação pela manutenção dos "voos da companhia de bandeira nacional a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, para Barcelona, Bruxelas, Roma e Milão, que a TAP anunciou que iria suspender, a partir de 27 de Março, alegando tratar-se de rotas deficitárias", acrescenta a nota da Câmara de Coimbra.

O presidente da Câmara de Viseu, o social-democrata Almeida Henriques, também se mostrou, na terça-feira, solidário com Rui Moreira relativamente à estratégia da TAP para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, por se tratar de uma infra-estrutura "importante do ponto de vista do contexto do Centro/Norte do país e da ligação a Espanha".

"É um activo muito importante para Viseu. Que não se entenda que isto é um problema do Porto, é um problema do Centro/Norte do país", sustentou Almeida Henriques.