São “só” dois amigos a trocar canções (e milhares a cantar com eles)
Concerto de António Zambujo e Miguel Araújo foi uma festa sincera e partilhada entre palco e plateia e uma celebração dessa preciosidade a que chamamos canção.
Os escadotes altos, utilizados originalmente em vindimas, mas dispostos como se vários andaimes de madeira tivessem sido montados no palco, transmitem a ideia (correcta, como se perceberá) de um concerto em construção. As lanternas que delas pendem, luzes baixas de cores quentes, criam um ambiente de intimidade (muito adequado, como o concerto não demorou a revelar). No início, porém, não nos apercebemos.
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Os escadotes altos, utilizados originalmente em vindimas, mas dispostos como se vários andaimes de madeira tivessem sido montados no palco, transmitem a ideia (correcta, como se perceberá) de um concerto em construção. As lanternas que delas pendem, luzes baixas de cores quentes, criam um ambiente de intimidade (muito adequado, como o concerto não demorou a revelar). No início, porém, não nos apercebemos.
No início, tudo é escuridão, excepto o foco de luz incidindo sobre Miguel Araújo, que toca a guitarra eléctrica, primeiro, e sobre António Zambujo, depois, que canta Foi Deus, de Amália Rodrigues, com a voz apoiada em esparsos acordes de guitarra. Momento solene, o único da noite. Assim se deu o arranque, às 21h45, desta temporada épica, inédita, que levará Araújo e Zambujo a dar 17 concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto entre 17 de Fevereiro, data deste primeiro, em Lisboa, e 28 de Março, dia escolhido para o último, no Coliseu do Porto.
Mais à frente, quando já se ouvira a Romaria de Santa Eufémia, já António Zambujo agradecera “por esta loucura” que é a maratona de concertos agora iniciada, já Miguel Araújo cantara a Zorro do companheiro de palco, porque este é, afinal, um momento de partilhas – entre os músicos e dos músicos com o público -, Zambujo conta como se quis tornar cantor ao ouvir na infância os velhos irromperem em canto em adegas bejenses. Canta depois, muito a seu modo, a moda alentejana Fui comer uma romã. Quando esta termina, Araújo recorda as viagens até Sul, no início da amizade com o homem a seu lado, e o prazer e a inveja que sentia ao testemunhar aquela manifestação popular de dezenas a cantarem juntos uma tradição partilhada. O concerto que os dois deram no Coliseu dos Recreios nesta quarta-feira foi, de certo modo, como imaginamos essas noites de cantoria em Beja.
Em palco podem estar dois dos músicos mais celebrados da música portuguesa da actualidade, autores e cantores de música que tantos conhecem de cor e muito acarinham, mas não se vislumbra qualquer assomo de celebridade na forma como ocupam o palco. Têm um punhado de milhares perante si mas conseguem fazer do acontecimento um momento íntimo e familiar, recheado de bem humorada auto depreciação.
Miguel Araújo é o maiato sem tradição autóctone: a sua tradição portuense, explica, é a das bandas de garagem que já os tios tinham nos anos 1960 e, para a homenegear, ouvir-se-á uma versão canónica de Don't think twice, it's alright, de Bob Dylan. António Zambujo é o bejense da voz expressiva, cheia e modulada, maturada num caldo de Alentejo, fado e MPB.
Araújo, o homem da guitarra eléctrica e dos 13 pedais, como os contou divertido Zambujo, da guitarra acústica e do ukulele, do contrabaixo e do piano. O vocalista e letrista que não esconde, no tom e no imaginário lírico, a dupla Rui Veloso/Carlos Tê que tem como referência. Zambujo, o cantor que dedilha a acústica discretamente, deixando que seja a voz a canalizar todas as emoções. Juntos, complementam-se na perfeição, quais velhos compinchas trocando histórias e canções com refrescante descontração.
O segredo da música de ambos reside na forma como transformam cenários e sentimentos da vida de todos os dias em canção, na capacidade de lhes dar palavras e melodias que geram empatia imediata com o ouvinte. E essa difícil simplicidade manifestou-se uma e outra vez, canção a canção, e amplificou-se junto do público na proximidade que conseguiram estabelecer com ele, sem esforço e sem afectação, genuínos e sem receio de se exporem. Houve momentos de pausa em que discutiam o que iriam tocar de seguida, houve tempo para trocar histórias e para contar piadas, e nada disso pareceu deslocado, nada maculou a actuação. “Vocês estão a ser uma espécie de cobaias. Estamos a ver o que funciona e amanhã vai ser diferente. Vai ser bom”, gracejou Zambujo quando o concerto, que contou com cerca de duas dezenas de canções, se aproximava do final. Tinha razão.
Naturalmente, há afinações necessárias: o Flagrante de António Zambujo, cantado por Miguel Araújo e com o seu vocalista original ao contrabaixo, avançou aos soluços; “Algo estranho acontece”, que pôs Zambujo na posição inédita de guitarrista eléctrico – Araújo ocupou-se do contrabaixo -, pareceu ser interpretada por dois músicos a respirar em ritmo diferente. Mas, no contexto deste concerto, todas as falhas seriam perdoadas – até porque foram excepção muito longe da regra.
O público, como se confirmou desde o início, estava conquistado à partida. Cantou com eles e cantou na vez deles, como na despedida, em encore, com Anda comigo ver os aviões, dos Azeitonas, ou antes dele, na inevitável Os maridos das outras, que o autor, Miguel Araújo, tocou acompanhado de ukulele. O público riu com vontade quando foi enganado e acordes conhecidos não desaguaram imediatamente em Pica do 7, como esperado, passando primeiro pelo “canta y no llores” do standard mexicano Cielito lindo - e depois Zambujo, uma vez mais, não precisou cantar porque o público lhe tomou o lugar.
Não foi um concerto de excelência musical. Foi uma festa sincera e partilhada entre palco e plateia e uma celebração dessa preciosidade a que chamamos canção. António Zambujo e Miguel Araújo têm-nas em boa quantidade e são hábeis a povoá-las de personagens vivas tão dadas à ternura e ao arrebatamento quanto ao ridículo e ao absurdo (nisso, somos todos iguais). António Zambujo e Miguel Araújo gostam de canções e procuram-nas sem constrangimentos. Já referimos que Araújo interpretou Bob Dylan e que Zambujo iniciou o concerto com Foi Deus, falta acrescentar que no Coliseu também ouvimos Rosinha dos limões, do madeirense Max (um dos compositores preferidos de Zambujo, como o próprio referiu), No rancho fundo, de Ary Barroso (“mas claro que a conhecemos através de Chitãozinho & Xororó”, confessou Araújo), ou, respondendo ao pedido de alguém entre o público, a tragicómica Som de cristal de Marante.
Cerca de duas horas após o início solene, chegou outra inevitável, a Lambreta de António Zambujo. Miguel Araújo cantou e tocou piano, Zambujo cantou e o público sorridente cantou igualmente. As lanternas continuaram a brilhar a sua luz quente. Os escadotes de madeira, imperturbáveis, aguardam que o concerto em construção continue o seu trajecto. As canções continuarão. Coliseu após Coliseu até que a conta se complete. O primeiro já terminou. Estão 16 a caminho.
António Zambujo e Miguel Araújo nos Coliseus: “São só 17 concertos”