Gap Year Portugal: dez mil euros para projectos que mudem o mundo
A Gap Year lança um desafio a estudantes portugueses para criarem um projecto social com impacto numa comunidade estrangeira. As candidaturas podem ser enviadas até dia 15 de Abril
A Gap Year Portugal e a Nomad lançaram a 15 de Fevereiro um concurso inter faculdades, de âmbito nacional, que pretende chegar a mais de 20 mil estudantes e 20 instituições do ensino superior.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Gap Year Portugal e a Nomad lançaram a 15 de Fevereiro um concurso inter faculdades, de âmbito nacional, que pretende chegar a mais de 20 mil estudantes e 20 instituições do ensino superior.
A 1ª edição do projecto impACTO tem como objectivo desafiar estudantes portugueses a criarem um programa de voluntariado que catalise uma mudança positiva numa comunidade estrangeira com elevado impacto social, fazendo uso das capacidades e conhecimentos desenvolvidos durante o Ensino Superior, financiando as suas ideias até dez mil euros, segundo o comunicado divulgado pela Gap Year Portugal.
O objetivo principal da impACTO é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de estudantes que acreditem na realização de uma paragem sabática (gap year) e no poder de uma viagem como forma de enriquecimento pessoal, abrindo novos horizontes mentais e geográficos.
Com a duração mínima de dois meses, o projecto da impACTO pretende não só proporcionar novas experiências a estudantes do ensino superior como também preencher o seu currículo profissional.
Qualquer estudante do ensino superior poderá candidatar-se desde que o faça através dos estabelecimentos de ensino superior parceiros no impACTO.
Para te inscreveres deves preencher, até ao dia 15 de Abril, um formulário de apresentação do teu projecto, que deve ser obrigatoriamente na tua área de formação. Deves também anexar um vídeo criativo (com a duração de um minuto) em que expliques a tua ideia. Podes desenvolver o teu programa de voluntariado individualmente ou convidar mais dois amigos para se juntarem a ti.
O concurso estará dividido em três fases que decorrerão entre Feveiro e Junho de 2016.
A 1ª fase decorre até dia 15 de Abril e é feita directamente na faculdade. Depois de preencheres o formulário e de te apresentares a ti e ao teu projecto, poderás assistir a uma palestra de apresentação do impACTO e ficar a conhecer melhor os teus Project Managers. O Project Manager é um aluno da tua faculdade que acaba por fazer a ponte entre o teu projeto e a Gap Year Portugal. É ele também que te vai guiar, orientar e responder a todas as tuas dúvidas e terá um papel importante na escolha dos projectos vencedores.
De 16 a 30 de Abril de 2016, serão seleccionados dois vencedores por faculdade e quatro vencedores no caso das universidades. Os juris que selecionam os vencedores na primeira fase são: o Project Manager, um elemento da organização parceira (por exemplo, da Associação de Estudantes) e um professor da própria faculdade escolhido pelo Project Manager.
A 2ª fase será a 14 de Maio de 2016 e dará a oportunidade aos vencedores da fase anterior de reverem e reformularem o projecto que inicialmente apresentaram com a ajuda da Gap Year Portugal e da Nomad, reunindo maiores condições para que os projectos passem à fase final.
Apenas 11 projectos poderão chegar à 3.ª e última fase, sendo que dez são eleitos pela Associação Gap Year Portugal e pela Nomad e o 11º projecto será eleito através de uma votação online via Facebook.
Será nesta última fase, no dia 18 de Junho de 2016, que poderás ter a oportunidade de apresentar o teu projecto ao painel de jurados, onde constam nomes como João Rafael Koehler, Carlos Rodrigues (Presidente do Banco Big) ou ainda Miguel Alves Martins (Presidente do Instituto do Empreendedorismo Social). A apresentação poderá ter até sete minutos, de forma a convenceres os Social Angels, ou seja, os investidores, a financiarem o teu projecto. Não há vencedores nem derrotados pois os Social Angels podem decidir apadrinhar todos os projectos, por sua conta própria e risco.