Governo recebeu de Espanha garantias de segurança da central nuclear de Almaraz
Noticiadas falhas no sistema de arrefecimento de serviços essenciais da central nuclear.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse nesta quarta-feira que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz “se encontra em condições de segurança”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse nesta quarta-feira que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz “se encontra em condições de segurança”.
“Foi dada a garantia a Portugal, pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha, de que a Central Nuclear de Almaraz se encontra em condições de segurança”, refere a APA, num comunicado enviado à agência Lusa.
O jornal espanhol El País noticiou nesta quarta-feira que inspectores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol (CSN) "têm alertado para falhas no sistema de arrefecimento de serviços essenciais da central nuclear de Almaraz", tendo relatado que "cinco inspectores consideraram que não há garantias suficientes de que as bombas de água do sistema de serviços essenciais operem com normalidade".
Esta posição surge na sequência de duas falhas no motor das bombas de água.
A APA recebeu também do CSN informação adicional sobre a inspecção realizada na sequência das falhas ocorridas nos motores das bombas do sistema de refrigeração que indicam que “todas a cinco bombas que garantem o arrefecimento dos sistemas de segurança dos reactores se encontram operacionais”.
O CSN explicou também que o “operador da central adoptou medidas mais restritivas que as previstas nas especificações técnicas de funcionamento e que, qualquer falha em alguma das cinco bombas, implicará a paragem imediata dos reactores”, refere a APA.
O Conselho de Segurança espanhol garantiu também a Portugal que o “operador se encontra a realizar as acções necessárias para determinar as causas das falhas que originaram a inspecção” daquele organismo.
“É de salientar que não ocorreu qualquer acidente e que a inspecção preventiva cumpriu o objectivo de identificar potenciais falhas que possam dar origem a acidentes”, salientou a APA.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo uma intervenção junto de Espanha para encerrar a central nuclear de Almaraz.
Segundo o PAN, a central, localizada a 100 quilómetros de Portugal, já devia ter sido encerrada em 2010, “estando já ultrapassado o tempo de vida útil para as centrais nucleares daquele tipo”.
O PSD e o Bloco de Esquerda e os Verdes manifestaram hoje preocupação com as falhas na segurança da central nuclear.
Na quinta-feira, os coordenadores das diferentes bancadas na Comissão Parlamentar do Ambiente reúnem-se extraordinariamente para analisarem a situação na central nuclear de Almaraz.