México conta em vídeo como El Chapo fugiu e foi capturado
Autoridades mexicanas usam imagens inéditas e animações 3D para relatar o que sabem sobre a fuga e detenção do traficante mais procurado do mundo.
O barão mexicano da droga Joaquín El Chapo Guzmán não conseguiu fazer um filme sobre a sua vida, mas as autoridades mexicanas revelaram nesta quarta-feira um vídeo em que relatam a sua fuga “hollywoodesca” da prisão e a posterior captura.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O barão mexicano da droga Joaquín El Chapo Guzmán não conseguiu fazer um filme sobre a sua vida, mas as autoridades mexicanas revelaram nesta quarta-feira um vídeo em que relatam a sua fuga “hollywoodesca” da prisão e a posterior captura.
O vídeo, de 19 minutos, realizado em estilo de documentário, e acompanhado por música dramática e animações 3D, conta como foi a investigação feita pelas autoridades desde que o chefe do cartel de Sinaloa fugiu da prisão até à sua detenção em Los Mochis, no Noroeste do país.
O vídeo foi publicado na conta de YouTube da Procuradoria-Geral da República.
O vídeo começa com imagens da prisão de alta-segurança de Altiplano, perto da cidade do México, de onde Guzmán, de 58 anos, fugiu a 11 de Julho passado e inclui imagens exclusivas do narcotraficante de regresso à mesma cadeia no início deste mês.
Uma animação mostra o momento em que El Chapo desce para o buraco cavado debaixo do chuveiro e foge numa moto conduzida por um cúmplice no túnel com 1,5 km de comprimento – enquanto isto, a "voz-off" fornece vários detalhes técnicos sobre as técnicas utilizadas na fuga.
O vídeo contém igualmente imagens inéditas do momento em que Guzmán e o seu chefe de segurança, Jorge Ivan Gastelum, conhecido como Cholo Ivan, fogem da polícia num veículo branco.
Antes de ser corrigido, o vídeo continha um erro, ao mencionar que Guzmán foi detido a 9 de Janeiro, e não dia 8.
Nas imagens divulgadas é ainda possível ver os dois homens serem submetidos a análises morfológicas para verificar a suas identidades. Guzmán dá as suas impressões digitais e uma amostra de sangue, antes de assinar um documento.
Noutra passagem, o narcotraficante, de cabelo rapado e sem o seu famoso bigode, é notificado que corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos.
“O Governo vai continuar a trabalhar para a paz e a tranquilidade de cada mexicano e redobrará os esforços para combater as organizações criminosas”, conclui o narrador, enquanto passavam imagens do Presidente Enrique Peña Nieto, cujo Governo foi humilhado pela segunda fuga do traficante mais procurado do mundo.
O vídeo termina com o retrato de Guzmán a ser “carimbado” com a palavra capturado.