Abel Xavier apresentado como seleccionador de Moçambique

O antigo internacional português regressa ao país de onde é natural.

Foto
O último clube que Abel Xavier treinou em Portugal foi o Desportivo das Aves Francisco Leong/AFP

O antigo internacional português Abel Xavier é o novo treinador da selecção de futebol de Moçambique, anunciou nesta segunda-feira o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O antigo internacional português Abel Xavier é o novo treinador da selecção de futebol de Moçambique, anunciou nesta segunda-feira o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior.

"Temos, diante de nós, um treinador que se adequa àquilo que são os nosso objectivos", afirmou Alberto Simango Júnior, falando durante a cerimónia de apresentação do novo treinador da selecção moçambicana de futebol, em Maputo.

Abel Xavier, de 43 anos, chega ao comando técnico dos "mambas" num momento em que a selecção acumula maus resultados, tendo sido afastada pelo Gabão na segunda eliminatória de qualificação para a fase de grupos da zona africana de apuramento para o Mundial 2018, e substitui o croata Boris Pusic, que apenas dirigiu a selecção moçambicana nos últimos dois jogos oficiais.

"Queremos bons resultados", declarou o presidente da FMF, observando, no entanto, que este objectivo só pode ser alcançado com a intervenção de todos, apoiando a nova equipa técnica dos "mambas".

A nova aposta da selecção moçambicana, prosseguiu Alberto Simango Júnior, combina elementos como ambição, determinação e vontade num único perfil, destacando o facto de o novo treinador ter "raízes moçambicanas".

"Sabemos que o caminho é longo e não é o seleccionador que joga, mas estamos esperançados", sublinhou presidente da FMF, que preferiu não divulgar os valores da nova contratação.

Por sua vez, Abel Xavier, falando durante a cerimónia, disse estar ciente do desafio que possui pela frente, acrescentado que Moçambique tem "matéria-prima suficiente" para competir com a qualquer equipa.

"Eu acompanho a selecção moçambicana há anos", referiu o novo treinador, apelando também a todos moçambicanos para que "abracem a causa dos ‘mambas’", na medida em que este é o "clube mais importante de todo país".

"Estou muito orgulhoso de voltar ao meu país", acrescentou o antigo defesa direito da selecção portuguesa, garantindo que tudo fará para que os "mambas" alcancem o respeito internacional que merecem.

Até Setembro do ano passado, o novo seleccionador dos "mambas" treinava o Desportivo das Aves, da II Liga de futebol português, mas o contrato foi rescindido por maus resultados.

Nascido em Nampula, província do norte de Moçambique, em 1972, Abel Xavier iniciou a sua carreira no Estrela da Amadora, tendo tido posteriormente jogador do Benfica e tido notoriedade em 20 presenças na selecção portuguesa.

O antigo futebolista português jogou também no Liverpool e no Galatasaray, tendo tido passagens pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, ao lado de estrelas como David Beckham.

Em 2005, a FIFA suspendeu o jogador por 18 meses por doping.

A sua carreira de treinador começou em 2013, quando assumiu a liderança do Olhanense.