Em 2016 vamos vê-los ao vivo
Ainda muito haverá por revelar, mas do que já se sabe, estes são alguns dos concertos mais aguardados pelo grande público para os próximos meses em Portugal. De Adele aos Muse, passando por Ana Moura.
Os festivais de música da Primavera e no Verão, em Portugal, assimilam cada vez mais os grandes nomes que andam em digressão pelo mundo fora, mas continua a haver excepções.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os festivais de música da Primavera e no Verão, em Portugal, assimilam cada vez mais os grandes nomes que andam em digressão pelo mundo fora, mas continua a haver excepções.
É o caso de um velho conhecido: o canadiano Bryan Adams que esta segunda-feira se apresenta no MEO Arena de Lisboa e terça-feira no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para apresentar o álbum Get Up de Outubro passado. Num patamar mais minoritário encontram-se as espanholas Hinds, praticantes de um rock ruidoso e artesanal que será apresentado no MusicBox em Lisboa a 5 de Fevereiro e no Hard Club do Porto no dia seguinte. O sueco Kristian Matsson, ou seja The Tallest Man On Earth, criador de ambientes folk crepusculares, estará na Aula Magna em Lisboa a 6 de Fevereiro. Para sonoridades mais pesadas haverá de contar com o metal dos americanos Machine Head para as noites de 7 e 8 de Fevereiro, respectivamente no Coliseu do Porto e Lisboa.
De regresso a Portugal estará a espanhola Buika, dona de uma voz e de uma presença em palco intensas. O reencontro está marcado para os coliseus do Porto, a 12 de Fevereiro, e de Lisboa, no dia seguinte. Quem também já não precisa de apresentações é o brasileiro Seu Jorge, que tocará no Pavilhão Multiusos de Guimarães e no MEO Arena, a 4 e 5 de Março, respectivamente.
The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/VIDEO_CENTRAL.cshtml' was not found. The following locations were searched:
~/Views/Layouts/Amp2020/VIDEO_CENTRAL.cshtml
VIDEO_CENTRAL
Um dos concertos mais esperados de Março – pela carga simbólica – será o dos americanos Eagles Of Death Metal, que depois do adiamento do concerto de Dezembro, devido aos atentados de Paris em Novembro, quando o grupo tocava na sala Bataclan, prometem encher o Coliseu a 5 de Março em tom de celebração. A 12 do mesmo mês, o MusicBox em Lisboa, receberá o pós-punk com devaneios psicadélicos e espasmos electrónicos dos americanos Soft Moon, enquanto o britânico Tricky, veterana figura do pós-hip-hop, se mostrará a 15 de Março, na Aula Magna.
A 30 de Março, na MEO Arena de Lisboa, será a vez da dupla americana Macklemore & Ryan Lewis tentar demonstrar porque é tão celebrada nos círculos mais adolescentes afectos a algum hip-hop. A inglesa Florence Welch (o mesmo é dizer Florence + The Machine) esteve o ano transacto no festival Super Bock Super Rock, mas desta feita resolveu regressar em nome próprio, apesar do local ser o mesmo: MEO Arena a 18 de Abril. Já os Muse, uma das mais festejadas bandas rock de massas dos nossos dias, actuam na MEO Arena a 2 e 3 de Maio, no contexto da promoção ao último álbum Drones, com lotação já esgotada para as duas datas.
No Passeio Marítimo de Algés, a 7 de Maio, todas as atenções viradas para os australianos AC/DC, garantia de rock guiado por êxtases de guitarra para gaudio de multidões. Um dos concertos mais esperados da primeira metade do ano é o de Adele, celebridade inglesa que tem vindo a bater recordes de vendas com o último álbum 25. Os bilhetes esgotaram num ápice para dois espectáculos que acontecem a 21 e 22 de Maio no MEO Arena.
Mas nem só de estrangeiros vive a temporada de concertos, com alguns nomes portugueses a encetarem espectáculos relevantes também. É o caso dos Orelha Negra que depois de terem apresentado no Centro Cultural de Belém o novo álbum – que será apenas editado na Primavera – , o vão fazer a 30 de Janeiro no Hard-Club do Porto. A 6 de Fevereiro é a vez de Rita Redshoes subir ao palco do Centro Cultural de Belém, enquanto os Peixe: Avião, que se preparam para lançar novo álbum, têm datas para o Rivoli do Porto (6 Fevereiro), Lux em Lisboa (18 Fevereiro) e Theatro Circo de Braga (20 Fevereiro). Os PAUS estrearão o novo álbum Mitra no Cinema São Jorge em Lisboa a 12 de Fevereiro, seguindo-se o Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra.
Entre 17 e 21 de Fevereiro e a 18 e 19 de Março, no Coliseu de Lisboa, e de 24 a 28 de Fevereiro e a 24 de Março no Coliseu do Porto, uma das aventuras ao vivo mais esperadas do ano: a apresentação conjunta de António Zambujo & Miguel Araújo.
Outra dupla, Sérgio Godinho & Jorge Palma, também anda em digressão pelo país, preparando-se para expor algumas das mais conhecidas canções populares portuguesas no Coliseu de Lisboa (25 Fevereiro) e do Porto (4 de Março). A 12 de Março, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, tem início a digressão à volta do novo e sexto álbum (Moura) de Ana Moura, que passará também pela Arena de Évora (1 de Abril), pelo Teatro das Figuras de Faro (2 Abril), MEO Arena de Lisboa (9 Abril) ou Coliseu do Porto (16 Abril). No dia a seguir ao lançamento oficial do novo álbum, intitulado Sirumba, os lisboetas Linda Martini tratarão de revelá-lo de imediato no Coliseu de Lisboa a 2 de Abril.
Em Maio entram em acção os festivais mais conhecidos, como o Rock In Rio, que se realiza nos fins-de-semana de 20 e 21 e de 26 a 28 de Maio, tendo até agora confirmados nomes como Maroon 5, Hollywood Vampires, Korn ou Queen + Adam Lambert. O NOS Primavera Sound (9 a 11 de Junho) só ainda assegurou os Air, mas a revelação do que se passará em Barcelona abre expectativas para um cartaz forte. De 7 a 9 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés, o NOS Alive! já tem alinhados grupos como os Radiohead, Chemical Brothers, Pixies ou Tame Impala, enquanto o Super Bock Super Rock (de 14 a 16 de Julho), que se realizará pelo segundo ano no Parque das Nações em Lisboa, já publicitou a vinda de Kendrick Lamar, The National, Kurt Vile ou Jamie xx. O MEO Marés Vivas de Gaia (14 a 16) confirmou Elton John.
Concertos dos Iron Maiden (11 de Julho, MEO Arena), dos veteranos The Cure (22 de Novembro, MEO Arena) e do adolescente Justin Bieber (25 de Novembro, MEO Arena) são outros já agendados para os próximos tempos, num ano onde caberão ainda muitas surpresas a revelar nos meses que se seguem.