Morreu Fernando Ávila, realizador de Crime na Pensão Estrelinha e Conta-me como foi
Profissional da RTP sofria de cancro e desaparece aos 61 anos.
O realizador Fernando Ávila morreu este sábado, aos 61 anos, no Hospital S. Francisco Xavier. Sofria de cancro, disse à Lusa fonte próxima do realizador.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O realizador Fernando Ávila morreu este sábado, aos 61 anos, no Hospital S. Francisco Xavier. Sofria de cancro, disse à Lusa fonte próxima do realizador.
Domingo, o corpo do realizador estará, a partir das 14h, na Igreja de S. João de Deus em Lisboa onde, na segunda-feira, será celebrada uma missa de corpo presente, às 10h. O funeral segue depois para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo do realizador será cremado.
Fernando Ávila, que entrou para a RTP em 1987, encontrava-se a realizar o programa de humor Donos Disto Tudo. Amigo de longa data de Herman José, realizou com este vários trabalhos, entre os quais Crime na Pensão Estrelinha (1990) ou Hermanias: Especial Fim de Ano (1991). Na rede social Facebook, o humorista e apresentador homenageou Fernando Ávila - "Éramos amigos há meio século. Realizou comigo o Crime Na Pensão Estrelinha (entre muitos outros programas) e em Dezembro ainda fez um esforço para realizar o Donos Disto Tudo de que fui convidado especial. Nunca se vergou ao cancro que o minou, nem deixou que a prostração lhe tolhesse o rigor profissional. Foi um valente. Vou ter muitas saudades dele".
Entre os trabalhos de ficção que dirigiu contam-se também Conta-me como foi, Estado de Graça e VIP Manicure e assinou também trabalhos musicais e de bailado. Residencial Tejo, Sozinhos em casa e Os Imparáveis foram também realizados por Fernando Ávila, bem como as versões televisivas dos musicais de Filipe La Féria Passa por mim no Rossio (1992) e Maldita Cocaína (1994, com Jorge Rodrigues).