Marvel anuncia Ryan Coogler como o realizador de Pantera Negra
Realizador de Creed – O Legado de Rocky e Fruitvale Station – A Última Paragem vai assinar a primeira produção da Marvel com um protagonista negro.
Depois dos rumores, a confirmação. O norte-americano Ryan Coogler vai ser o realizador de Pantera Negra, anunciou nesta terça-feira a Marvel. O filme, que chegará aos cinemas só em 2018, vai ser o primeiro da gigante dos comics a ter um protagonista negro.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois dos rumores, a confirmação. O norte-americano Ryan Coogler vai ser o realizador de Pantera Negra, anunciou nesta terça-feira a Marvel. O filme, que chegará aos cinemas só em 2018, vai ser o primeiro da gigante dos comics a ter um protagonista negro.
É uma das grandes apostas da Marvel para o que aí vem. O protagonista já foi escolhido há algum tempo, o actor Chadwick Boseman, mas o realizador permanecia uma incógnita. Até agora. Ryan Coogler, de 29 anos, foi o escolhido.
“Temos muita sorte por um realizador tão estimado se juntar à família Marvel”, diz em comunicado o produtor Kevin Feige. “Os talentos que Ryan apresentou nos seus dois primeiros filmes fizeram dele uma escolha fácil para realizar Pantera Negra”, continua Feige, com a certeza de que o realizador de Fruitvale Station – A Última Paragem (2013) e Creed – O Legado de Rocky (2015) é “perfeito para dar vida à história de T’Challa”.
Criado em 1966, Pantera Negra, rei da nação tecnologicamente evoluída de Wakanda, é considerado o primeiro super-herói negro da Marvel, tendo aparecido anos antes de personagens como Tempestade ou Falcão. O alter-ego de T'Challa começará por entrar no universo dos comics já este ano, no terceiro filme de Capitão América, Capitão América: Guerra Civil, cuja estreia está marcada para 28 de Abril. Só depois, nos primeiros meses de 2018, é que o super-herói terá o seu próprio filme.
Apesar de a escolha do actor, que deu vida à lenda do basebol Jackie Robinson no filme 42 e ainda ao icónico músico James Brown em Get On Up, ter acontecido há muito tempo, a escolha do realizador não tem sido um processo simples. Na verdade, já havia um nome no projecto mas as coisas não correram bem.
Ava DuVernay, a realizadora de Selma, abandonou a realização do filme no ano passado, em discordância com a Marvel. DuVernay alegou discordância criativa, lamentando mais tarde a pouca liberdade para criar num universo que já existe na banda-desenhada. A realizadora garante, no entanto, não ter saído aborrecida, assumindo que irá ver o filme quando este estrear. Ava DuVernay fez ainda questão de, nesta terça-feira no Twitter, congratular Ryan Coogler pela escolha.
Antes de Coogler, no entanto, ainda surgiu outro nome: F. Gary Gray, que não aceitou o projecto por ter em mãos o oitavo filme da saga Velocidade Furiosa.
Apesar de a estreia do filme só acontecer em 2018, a produção de Pantera Negra deverá arrancar em breve.