Um spray para evitar acidentes de bicicleta
A Volvo desenvolveu um spray reflector que pode ser usado nas bicicletas ou nas roupas de forma a "tornar visível o invisível"
A Volvo aliou-se à Grey London e à Albedo 100 para desenvolver um "spray reflector” de segurança passiva destinado a diminuir o número de acidentes de viação.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Volvo aliou-se à Grey London e à Albedo 100 para desenvolver um "spray reflector” de segurança passiva destinado a diminuir o número de acidentes de viação.
O spray é recomendado para os momentos diários de menor luminosidade, brilha com a luz dos faróis dos automóveis e pode ser aplicado nas roupas, sapatos, capacetes, luvas, mochilas, carrinhos de bebés, trelas e coleiras de animais, de forma a aumentar a segurança e a visibilidade a quem o usar.
A informação disponibilizada pela Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) apurou como principais causas dos acidentes que envolvem utilizadores de bicicletas a velocidade excessiva e inadequada dos automobilistas, sendo este o principal motivo de um terço das mortes ocorridas nas estradas de Portugal.
No que diz respeito aos sinistros com utilizadores de bicicletas “as causas variam muito conforme se trate de um contexto dentro ou fora das localidades e também da idade das vítimas", refere a MUBi. "Sabemos empiricamente, por exemplo, que existe uma elevada proporção de fatalidades de ciclistas idosos em estradas rurais ao fim da tarde — mas tal carece confirmação e estudos mais aprofundados. Em zonas urbanas as intersecções são particularmente perigosas e o chamado "gancho à direita" (o condutor do automóvel ultrapassa o ciclista à esquerda e vira para a direita abalroando o ciclista na intersecção) é algo que acontece que alguma frequência", sublinhou a MUBi.
Mortos e feridos em Portugal
O P3 procurou dados concretos que representassem o número de sinistros ocorridos entre velocípedes durante o ano 2015. Segundo os dados estatísticos disponibilizados no site da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) no primeiro trimestre de 2015 registaram-se oito vítimas mortais, 48 feridos graves e 633 feridos leves, números que contribuem para os 689 feridos totais registados em Portugal, números inferiores, se comparados aos do mesmo semestre do ano anterior.
Durante o mesmo período (primeiro semestre do ano 2015) foi em Lisboa que se registou um maior número de acidentes com vítimas num total de 2828, seguido do Porto que registou um total de 2142 acidentes.
Estes números traduzem-se numa constante preocupação relativamente à segurança dos utilizadores de bicicletas, sendo necessário melhorar as medidas de segurança activas, mas também as passivas.
A Volvo refere que este "spray" pretende "tornar visível o invisível", ajudando a reduzir a taxa de acidentes rodoviários entre ciclistas e automobilistas. Segundo o site da marca automóvel, o LifePaint é à prova de água, é lavável, vem acompanhado da garantia de que não danifica a cor ou a superfície do material onde é usado e assegura a durabilidade aproximada de uma semana.
Embora possa ser aplicado em todos os materiais, a Volvo garante que os têxteis são aqueles em que o "spray" funciona melhor sem afectar a sua cor original.
O LifePaint ainda está em fase de testes, mas já pode ser adquirido online através do site Albedo100 ou em seis lojas de bicicletas localizadas no Reino Unido, cuja lista pode ser consultada no site da Volvo.