Sweet Bigas: lasanha light de abóbora e requeijão

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas, sugere uma receita aos leitores do P3. Esta está cheia de boas intenções para um novo ano

Fotogaleria

Quando esta receita for publicada já todos teremos dado as boas-vindas a 2016. Começámos com brindes e passas e seguimos noite fora com as promessas rejuvenescidas: comer melhor, fazer exercício físico, deixar de fumar. Este ano é que é.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Quando esta receita for publicada já todos teremos dado as boas-vindas a 2016. Começámos com brindes e passas e seguimos noite fora com as promessas rejuvenescidas: comer melhor, fazer exercício físico, deixar de fumar. Este ano é que é.

Não querendo infringir as regras decidi trazer-vos uma receita que não compromete em nada aquilo a que se propuseram, nomeadamente no que respeita à alimentação saudável. É uma das muitas propostas que compõe o novo livro do Jamie Oliver ("Everyday Superfood"), que está, à nossa semelhança, carregadinho de boas intenções e força de vontade.

E como imagino que não queiram gastar a abóbora que sobejou em (mais) filhós têm aqui uma boa oportunidade para se redimirem – sim, eu incluída.

Feliz Ano Novo!

Do que precisas:

600 g de abóbora manteiga

azeite q.b.

1 colher de chá de sementes de coentros

sal e pimenta preta q.b.

3 dentes de alho

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

600 g de tomate pelado em lata

250 g de água

150 g de espinafres baby

parmesão ralado q.b.

9 folhas de lasanha seca (preferencialmente integral)

6 colheres de sopa de requeijão magro

meio copo de leite magro

sementes de girassol a gosto

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 200ºC.

2. Descasca a abóbora e corta-a em fatias finas com o formato de meia-lua e com 1 cm de espessura.

3. Dispõe a abobóra num tabuleiro, previamente untado com um fio de azeite, polvilha-a com as sementes de coentros moídas no almofariz, sal e pimenta preta e assa-a por cerca de 30 minutos ou até apresentar um tom dourado.

4. Descasca os dentes de alho e aloura-os por 3 minutos num tacho com um fio de azeite em lume médio. Adiciona o vinagre balsâmico e o tomate, desfazendo-o com a ajuda de um garfo 

5. Por fim, acrescenta a água e deixa fervilhar entre 15 a 20 minutos, de forma a engrossar levemente o molho. Corrige os temperos se for necessário

6. Forra a base de uma assadeira com um terço do molho de tomate. Junta uma camada de espinafres, uma camada de abóbora assada, parmesão ralado e uma camada de folhas de lasanha (sem que se sobreponham). Repete o processo mais duas vezes

7. Numa pequena taça, mistura o requeijão com o leite, tempera com sal e pimenta e verte por cima da lasanha

8. Polvilha com mais  parmesão ralado e com as sementes de girassol e leva ao forno por 40 minutos ou até estar bem dourada.

Dica: acompanha com uma salada verde.