SJ espera ter concluído em 2016 negociações sobre novo contrato colectivo para imprensa
O Sindicato dos Jornalistas prevê a realização do Congresso dos Jornalistas Portugueses.
SJ espera ter concluído em 2016 negociações sobre novo contrato colectivo para imprensa
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
SJ espera ter concluído em 2016 negociações sobre novo contrato colectivo para imprensa
O Sindicato de Jornalistas anunciou nesta sexta-feira que espera concluir em 2016 o processo negocial para um novo contrato colectivo de trabalho para a imprensa e adianta que 43% dos profissionais contratados ganha menos de 1.000 euros por mês.
No balanço de um ano de acção no Sindicato dos Jornalistas (SJ), a estrutura sindical refere que "no próximo ano, previsivelmente, estará concluído o processo negocial para um novo contrato colectivo de trabalho para a imprensa, instrumento de regulação que poderá vir a estender-se a todos os contratos de todos os jornalistas da imprensa".
O objectivo do SJ é de que este novo contrato colectivo "tenha um papel fundamental na valorização salarial e na criação de garantias para os jornalistas independentes (freelancers)", apontando que actualmente "cerca de 43% dos jornalistas contratados auferem menos de 1.000 euros de salário mensal".
O SJ sublinha que nas últimas semanas, "perante sinais agudos de degradação das condições de trabalho de jornalistas, a direcção nacional" do sindicato "pediu reuniões de urgência a todos os partidos com assento parlamentar, ao ministro do Trabalho e ao ministro da Cultura", João Soares, que tem a tutela dos media.
"Também pedimos reuniões, algumas das quais já tiveram lugar, às administrações de vários grupos de media em processo de despedimento, fecho ou rescisões ditas 'amigáveis", acrescenta.
"A direcção do SJ está atenta e responde a todos os casos que chegam ao seu conhecimento", sublinha, referindo que tem sido prestado apoio jurídico aos associados que o solicitam.
"Nas últimas semanas organizámos plenários e sessões de esclarecimento, na sede do SJ, com jornalistas do i, do Sol e do PÚBLICO, e participámos num plenário no Diário Económico. Não hesitaremos em fazer a denúncia de eventuais más práticas de gestão", salientou o SJ.
O Sindicato dos Jornalistas prevê a realização do Congresso dos Jornalistas Portugueses, recordando que o último "foi há 17 anos e a classe reclama, mais do que nunca, um fórum de balanço, autocrítica e discussão do futuro".
A jornalista Maria Flor Pedroso foi convidada para presidir à comissão organizadora do Congresso.