Milhares de alunos entram de férias nesta sexta-feira

Estudantes dos ensinos básico e secundário entram regressam às aulas a 4 de Janeiro.

Foto
A 1.ª fase é obrigatória para todos os alunos do secundário PÚBLICO/arquivo

Milhares de alunos dos ensinos básico e secundário entram nesta sexta-feira de férias para regressar a um novo período lectivo a 4 de Janeiro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Milhares de alunos dos ensinos básico e secundário entram nesta sexta-feira de férias para regressar a um novo período lectivo a 4 de Janeiro.

Este ano, 5878 estabelecimentos de ensino da rede pública receberam em Setembro cerca de um milhão e duzentos mil alunos, segundo os dados mais recentes do Ministério da Educação. O ano lectivo iniciou-se entre 15 e 21 Setembro e a próxima pausa será de 8 a 10 de Fevereiro, por causa do Carnaval.

O ano escolar começou em Setembro em cerca de um terço dos países europeus, enquanto no Norte da Europa a abertura ocorre em Agosto e no sul, como Portugal, Grécia, Itália e Malta, é programada para a última quinzena de Setembro. 

Apesar das diferenças, os países da Europa apresentam muitas semelhanças na estrutura no ano escolar. Em cerca de um terço dos países, o ano escolar começa oficialmente a 1 de Setembro. Nos cinco países nórdicos, bem como na Holanda, na Suíça e no Liechtenstein, começa normalmente entre o meio e o final de Agosto.

À excepção das férias do Natal, os intervalos de pausa ao longo do ano variam entre os diferentes países. Além do Verão, há quatro períodos de pausa ao longo do ano na Europa: as férias de Outono, as de Natal e Ano Novo, Inverno/Carnaval e Primavera/Páscoa.

As datas e os intervalos podem variar de país para país. Segundo o relatório da rede Eurydice, em alguns estados, como a Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Suíça, as autoridades regionais tomam decisões nesta matéria. Na Noruega e na Suécia, a responsabilidade está a cargo dos municípios, enquanto na Irlanda e no Reino Unido (Inglaterra e País de Gales), o calendário escolar é tradicionalmente decidido ao nível da escola. Contudo, esta liberdade para determinar os períodos de férias escolares pode ser limitada. O número de dias de ensino é geralmente fixado a nível central. Na República Checa, em França, na Holanda, na Polónia, na Eslováquia e na Eslovénia, as autoridades fixam diferentes datas para os períodos de férias, dependendo da área geográfica.