“Terminal” abre no coração do Porto
Trazer uma loja de aeroporto para o centro da cidade é o objectivo da abertura da nova loja “Terminal”.
Um espaço que se assemelha às lojas que se encontram nos aeroportos, no centro da cidade. É este o conceito de “Terminal”, que abriu portas no passado dia 4 de Dezembro no Porto Gran Plaza, e cujo objectivo passa por oferecer diversos tipos de serviços a turistas.
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Um espaço que se assemelha às lojas que se encontram nos aeroportos, no centro da cidade. É este o conceito de “Terminal”, que abriu portas no passado dia 4 de Dezembro no Porto Gran Plaza, e cujo objectivo passa por oferecer diversos tipos de serviços a turistas.
Nenhum pormenor foi descurado na construção do novo espaço, onde os visitantes podem fazer compras, comer, carregar os seus gadgets e ainda ter acesso a bilhetes para os transportes públicos da cidade, para espectáculos e para concertos. Depois de fazerem as suas compras, podem ainda exportar para qualquer lugar do mundo os artigos, para que não tenham que se preocupar com o transporte dos mesmos. Na “Terminal”, haverá também painéis informativos, actualizados em tempo real com os horários de avião e metro.
O projecto enquadra-se assim numa nova lógica de comércio, que tem como objectivo a oferta de serviços que “vão muito além do conceito tradicional de centro comercial”, como se pode ler em comunicado. A organização define esta como “a primeira international store” da cidade, o que justifica o investimento de cinco milhões de euros no espaço.
Marcas internacionais que vão desde a electrónica à moda, passando pela decoração e pelos vinhos, prometem uma oferta variada a quem visitar o novo conceito. No espaço “Ministry of Port”, há uma exposição de vinhos exclusivos da Região Demarcada do Douro, para além da sua venda. A loja RP-Rádio Popular também está representada, bem como lojas de roupa “a preços acessíveis”, afirmam em comunicado, e algumas “grifes internacionais”: é o caso da Versace ou da Mochino. Há assim uma variedade de sectores que se reúnem neste novo conceito. E tendo em conta que o mercado está focado nos turistas, nem as malas de viagem foram esquecidas – também a Samsonite tem espaço neste novo conceito.
O objectivo passa por abrir, também, uma loja “Last minute” que, como o nome indica, oferecerá aos visitantes a possibilidade de fazer as compras de última hora típicas de um aeroporto – tabaco, bebidas espirituosas ou chocolates fazem parte da lista.
O investimento feito no Porto Gran Plaza traduziu-se na abertura de um espaço com cerca de 4000m2 e na criação de 120 postos de trabalho. A preocupação foi que a equipa do espaço fosse fluente em diversas línguas. A previsão da organização é de que, até ao final do próximo ano, o número de funcionários possa chegar aos 200.
Em comunicado, justifica-se a escolha do local pela sua centralidade e pela proximidade a transportes públicos, como é o caso do metro do Bolhão, bem como de estacionamento fácil e de cais para cargas e descargas.
Texto editado por Ana Fernandes