É fã de Star Wars? Experimente o lado luminoso ou negro da força no Google
Motor de busca criou uma página dedicada aos seguidores da saga, cujo mais recente filme estreia a 17 de Dezembro em Portugal.
A cerca de um mês da estreia do mais recente Stars Wars, o Google permite aos seus utilizadores personalizarem a aparência de uma série de aplicações do motor de busca. Há que escolher entre o lado da luz ou o lado negro da força para dar início à experiência e a partir daí o utilizador acorda o lado da força que escolheu para o acompanhar enquanto usa as apps.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A cerca de um mês da estreia do mais recente Stars Wars, o Google permite aos seus utilizadores personalizarem a aparência de uma série de aplicações do motor de busca. Há que escolher entre o lado da luz ou o lado negro da força para dar início à experiência e a partir daí o utilizador acorda o lado da força que escolheu para o acompanhar enquanto usa as apps.
Enquanto o episódio VII da saga não estreia em Portugal (17 de Dezembro), o Google convida os utilizadores a experimentarem o que é usar algumas apps enquanto seguidor do lado bom e do lado mau da força, optando por um ambiente Jedi ou Sith.
As apps que permitem a experiência Star Wars são a Android Wear, Google Chrome, Chromecast, Gmail, Inbox by Gmail, Google Agenda, Google Maps, Google Now, pesquisa, tradutor, Waze e YouTube. A opção está disponível para smartphones e tablets Android e iOS e portáteis Windows.
Foi criada uma página para fazer a escolha – google.com/starwars – e é nela que o utilizador escolhe um dos lados. Primeiro é necessário aceder à conta do Gmail para “usar o poder da Força”, escreve o Google. Iniciada a conta, o utilizador opta pelo lado da luz ou o negro e a partir a sua experiência de navegação com o motor de busca no Chromecast, Gmail, Google Maps começa. A empresa alerta que, com a excepção da pesquisa Google, do tradutor e do Waze, é necessário estar ligado ao Gmail.
O ambiente Star Wars não é activado de imediato, com o Google a admitir que pode levar algumas horas até ao acesso. Quando está operacional a funcionalidade, o Gmail passa a ter fundos inspirados na saga, a barra de progresso e de volume do YouTube aparece em formato sabre luminoso vermelho ou azul, consoante o lado escolhido, e no Google Maps, por exemplo, o marcador de posição assume o formato de uma nave TIE ou X-Wing.
Depois da experiência num dos lados da Força, o utilizador pode facilmente passar para o outro lado, bastando para isso arrastar o avatar para a posição que prefere e clicar em "juntar-se". Para desactivar o modo Star Wars, basta arrastar o avatar para o centro da ágina criada pelo Google. Caso o utilizado não desactivar a experiência, esta mantear-se-á até 1 de Fevereiro, altura em que a página deixará de funcionar.