E se as auto-estradas também tivessem ciclovias?
Ideia inovadora foi posta em prática na Coreia do Sul
São 32 quilómetros numa auto-estrada com quatro faixas para cada sentido, mais uma, no centro, para... bicicletas. Parece inverosímil mas já existe, na Coreia do Sul, a ligar as cidades de Daejeon e Sejong. A ciclovia não só permite aos ciclistas pedalarem numa estrada deste género — algo proibido em qualquer outra auto-estrada — como lhes dá a possibilidade de o fazerem abrigados de chuva e sol. É que a cobrir a ciclovia há painéis solares a produzir energia. Dupla medida ecológica, portanto. Será replicável?
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
São 32 quilómetros numa auto-estrada com quatro faixas para cada sentido, mais uma, no centro, para... bicicletas. Parece inverosímil mas já existe, na Coreia do Sul, a ligar as cidades de Daejeon e Sejong. A ciclovia não só permite aos ciclistas pedalarem numa estrada deste género — algo proibido em qualquer outra auto-estrada — como lhes dá a possibilidade de o fazerem abrigados de chuva e sol. É que a cobrir a ciclovia há painéis solares a produzir energia. Dupla medida ecológica, portanto. Será replicável?