Sonae compra empresa de vestuário espanhola
Aquisição da Losan, especializada no comércio grossista de roupa infantil, vem reforçar estratégia de internacionalização do grupo de Paulo Azevedo.
A Sonae anunciou esta quinta-feira que comprou a empresa espanhola Losan. Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa presidida por Paulo Azevedo sublinha que esta aquisição permitirá à Sonae SR (a unidade de retalho especializado que tem marcas como a MO, a Zippy e a Sportzone) reforçar a sua estratégia de expansão internacional.
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A Sonae anunciou esta quinta-feira que comprou a empresa espanhola Losan. Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa presidida por Paulo Azevedo sublinha que esta aquisição permitirá à Sonae SR (a unidade de retalho especializado que tem marcas como a MO, a Zippy e a Sportzone) reforçar a sua estratégia de expansão internacional.
O montante do negócio não foi divulgado, mas a Sonae destaca que as receitas da Losan, que está no mercado grossista há 30 anos, atingiram os 58,5 milhões de euros no ano passado. A empresa, que é especialista no vestuário infantil e tem também colecções para homem e mulher, vende actualmente para 40 países, em cerca de quatro mil pontos de venda.
Tem uma “presença particularmente forte na Europa do Sul e uma expansão internacional bem-sucedida nos mercados core da América Latina”, refere o comunicado da Sonae.
Numa outra nota sobre este mesmo negócio, o grupo português explica que a Losan “foca-se essencialmente no desenvolvimento e comercialização de colecções de moda infantil, com um look casual colorido e divertido (“happy fashion”), para recém-nascidos e crianças até aos 16 anos de idade”.
A empresa, que nasceu em 1985 como um negócio familiar, está sedeada em Espanha, com unidades em Caspe (Zaragoza), Madrid e Mataró (Barcelona). Segundo a informação disponibilizada na sua página de Internet, tem ainda filiais na Turquia, México e Colômbia, “países com grande potencial graças à sua evolução demográfica e crescimento do rendimento per capita”.
Além disso, tem uma rede de escritórios espalhada por Guangzhou (China), Tirupur (Índia), Dhaka (Bangladesh) e Karachi e Lahore (no Paquistão). O crescimento do negócio fez com que, há cerca de uma década, “dois importantes fundos de investimento tenham entrado na estrutura accionista”, garantindo o financiamento necessário para a expansão da empresa, adianta a Losan, sem divulgar o nome dos investidores.
Segundo a Sonae, a Losan é o segundo operador espanhol grossista de moda infantil, posicionando-se “no Top 3 em mercados como Itália ou Portugal”. O negócio internacional tem registado “um forte crescimento”, em particular na América Latina,que já representa mais de metade do volume de negócios.
“A Losan possui uma infra-estrutura operacional que vai permitir à Sonae reforçar ferramentas e competências nas áreas de wholesale e de cadeia de abastecimento, potenciando novas oportunidades de negócio”, afirmou, no comunicado, o presidente executivo da Sonae SR, Miguel Mota Freitas.
O negócio permitirá à dona da Zippy reforçar a posição “no mercado de moda a nível mundial, em especial na moda infantil”, refere ainda.