Suécia e Ucrânia são os últimos apurados para o Euro 2016

Dinamarca e Eslovénia foram eliminadas no play-off e falham a fase final da competição que decorrerá em França.

Foto
Ibrahimovic festeja o primeiro golo e foi a figura do encontro JONATHAN NACKSTRAND/AFP

A Suécia e a Ucrânia preencheram esta terça-feira as últimas duas vagas para o Europeu de França do próximo ano, eliminando, respectivamente, a Dinamarca e a Ucrânia no play-off de acesso à fase final.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Suécia e a Ucrânia preencheram esta terça-feira as últimas duas vagas para o Europeu de França do próximo ano, eliminando, respectivamente, a Dinamarca e a Ucrânia no play-off de acesso à fase final.

Em Copenhaga, a equipa da casa não conseguiu resistir à exibição de Zlatan Ibrahimovic que colocou os visitantes em vantagem por duas bolas, acabando por nada valer o empate alcançado pelos dinamarqueses nos instantes finais, face à desvantagem de 2-1 que traziam da partida da primeira mão.

Já na Eslovénia, a equipa balcânica até começou bem o encontro, com um golo logo aos 11’ a reduzir os estragos da derrota, por 2-0, da primeira partida. O resultado não sofreu alterações até praticamente ao suspiro final, quando os ucranianos chegaram ao empate no sétimo minuto dos descontos, numa altura em que os eslovenos estavam reduzidos a dez jogadores.

A Ucrânia alcançou, desta forma, a sua segunda qualificação para um Europeu, onde se estreou em 2012, ocupando um lugar no segundo pote do sorteio para a fase final, que se realiza no próximo dia 12 de Dezembro. Para os suecos, esta será a sexta presença na maior competição europeia de selecções, integrando o pote três. Ambos são potenciais adversários de Portugal que figura entre os cabeças-de-série.

Com as contas da qualificação encerradas, muitos dos finalistas do Europeu aproveitaram para realizar mais uma ronda de jogos de preparação para o torneio francês, com destaque para o embate entre a Inglaterra e a França que encheu esta terça-feira as bancadas do estádio de Wembley, em Londres. Numa atmosfera de solidariedade e luto para com as vítimas dos recentes atentados terroristas em Paris, os britânicos cantaram em coro o hino francês, mas o clima de fraternidade terminou aí. No campo, os ingleses bateram o adversário, por 2-0, com golos de Dele Alli (39’) e Wayne Rooney (48’).

Nos outros particulares do dia, a Itália empatou em casa com a Roménia, por 2-2, enquanto a Croácia foi à Rússia bater a selecção local, por 3-1. Com este mesmo resultado, a Polónia recebeu e derrotou a República Checa, assim como a Eslováquia venceu a Islândia. Na Áustria, a Suíça venceu por 2-1, encerrando com um empate a zero o sempre quente embate entre a Turquia e a Grécia, num encontro que ficou manchado pelo desrespeito dos adeptos turcos ao minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos atentados na capital francesa da última sexta-feira.

Fora da Europa, prosseguem as contas do apuramento para o Mundial da Rússia de 2018. Depois de um arranque desastroso na qualificação sul-americana, a Argentina alcançou esta terça-feira a primeira vitória em quatro partidas disputadas. E logo no terreno da Colômbia, onde um golo de Lucas Biglia (20’) valeu três pontos frente a um adversário em que o sportinguista Teófilo Gutiérrez foi titular.

Em África, destaque para a qualificação da selecção Cabo Verde, orientada pelo português Rui Águas, para fase de grupos. Depois de ter perdido a primeira partida do play-off frente ao Quénia, por 1-0, dois golos de Heldon (emprestado pelo Sporting ao Rio Ave) valeram a festa aos “tubarões azuis”. Menos feliz foi Angola, que acabou eliminada pela África do Sul: perdeu a primeira partida em casa, por 3-1, e esta terça-feira voltou a ser batida, por 1-0. Confortável foi o apuramento da Argélia que recebeu e goleou a Tanzânia por 7-0 (9-2 no conjunto das duas mãos), com o portista Yacine Brahimi a abrir o marcador e o sportinguista Islam Slimani a contribuir também com dois golos.

Na zona asiática, o Irão de Carlos Queiroz goleou Guam, por 6-0, liderando isoladamente o Grupo D da qualificação para o torneio da Rússia, com 14 pontos e três de vantagem sobre Oman, que ocupa a segunda posição. Goleado foi também o conjunto de Timor-Leste, que sofreu em casa 10 golos sem resposta da Arábia Saudita, ocupando o último lugar do Grupo A, comandado precisamente pelo adversário de ontem.     

Quadro de apurados Euro 2016

Pote 1

França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Bélgica

Pote 2

Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia, Ucrânia

Pote 3

Rep. Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Hungria

Pote 4

Turquia, Rep. Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia, Irlanda do Norte