Amarante investe 15 mil euros em bicicletas "Gonçalinas"

Para além dos turistas, também as famílias de Amarante poderão aceder às "Gonçalinas", como se vão chamar as bicicletas, para realizar os seus passeios

Foto
Chris Becker/Reuters

Quinze mil euros é a verba que a Câmara de Amarante vai disponibilizar no orçamento de 2016 para a aquisição de bicicletas destinadas à utilização por turistas, avançou a autarquia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Quinze mil euros é a verba que a Câmara de Amarante vai disponibilizar no orçamento de 2016 para a aquisição de bicicletas destinadas à utilização por turistas, avançou a autarquia.

Segundo um comunicado, aquela ideia saiu vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Amarante, promovido pela primeira vez na câmara municipal. A votação foi realizada por jovens com idades entre os 14 e os 30 anos.

Para além dos turistas que habitualmente acorrem em grande número à cidade, também as famílias de Amarante poderão aceder às "Gonçalinas", como se vão chamar as bicicletas, para realizar os seus passeios.

Amarante dispõe, há vários anos, de uma ecopista com vários quilómetros utilizada sobretudo por ciclistas e pedestrianistas.

O Orçamento Participativo Jovem arrancou a 24 de Julho, com a apresentação pública. Entre as duas propostas mais apreciadas, a escolha recaiu no projecto das bicicletas, que recolheu mais votos do que a proposta para a realização de Encontro de Associativismo Jovem.

Os promotores da ideia defendem que "turistas e famílias possam dar uma oportunidade à cidade e a si mesmos de desfrutar o que Amarante tem de melhor".

O vereador André Costa Magalhães, citado em comunicado, assinalou que o "Orçamento Participativo Jovem é uma clara aposta em política de juventude e uma forma de ouvir o que os jovens consideram relevante para o município". O autarca avançou que já se está a trabalhar na continuidade do projeto, apelando à "participação democrática, numa visão cívica e de responsabilidade pública."

A iniciativa, frisou ainda, tem como missão promover "uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal em matéria de juventude".