Trabalhos de escavação do túnel do Marão foram concluídos

Presidente da IP sublinha “momento histórico” e a execução da obra em tempo recorde. Túnel deve ser aberto ao tráfego até ao final de Março de 2016

Foto
Os trabalhos de escavação na galeria sul do Túnel do Marão foram concluídos há uma semana Fernando Veludo/N Factos

Na segunda feira à noite foi detonada a ultima carga de explosivos que permitiu a conclusão da escavação da galeria norte do túnel do Marão. Os dois túneis foram construídos em paralelo, em quatro frentes de obra, e todos os trabalhos lá dentro decorrem também em simultâneo. Praticamente um mês depois da cerimónia de abertura (ou de varamento) da galeria sul, a partir de agora já se pode dizer que é possível atravessar de Amarante para Vila Real pelas duas galerias que atravessam a serra.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na segunda feira à noite foi detonada a ultima carga de explosivos que permitiu a conclusão da escavação da galeria norte do túnel do Marão. Os dois túneis foram construídos em paralelo, em quatro frentes de obra, e todos os trabalhos lá dentro decorrem também em simultâneo. Praticamente um mês depois da cerimónia de abertura (ou de varamento) da galeria sul, a partir de agora já se pode dizer que é possível atravessar de Amarante para Vila Real pelas duas galerias que atravessam a serra.

"Quatrocentos e cinco dias após da consignação foi com um prazer grande que ontem [segunda-feira] varamos, abrimos, a última galeria, a galeria norte, pelo que neste momento já se atravessa de Amarante para Vila Real pelas duas galerias do Túnel do Marão. É um momento histórico", afirmou António Ramalho, presidente daInfraestruturas de Portugal (IP) após uma visita à empreitada.

A construção da Autoestrada do Marão começou há seis anos, mas esteve parada por três vezes. Foi retomada em Setembro de 2014, depois de o Estado resgatar a concessão, devido a incumprimentos da concessionária, entregando-a à IP (então Estradas de Portugal).

O presidente da empresa referiu que a construção está agora a ser feita em "tempo recorde" e explicou que se está a "seguir uma metodologia de total execução". Ou seja, todos os trabalhos estão a ser feitos em simultâneo, desde, por exemplo, a perfuração, betonagem, drenagem ou asfaltagem. “Isso assegura que estejamos muito perto do final da obra que, do ponto de vista de construção civil, deverá estar concluída até ao final do ano", salientou.

A data prevista para concluir os trabalhos de construção do túnel, com betonagem final e asfalto é o dia 24 de Dezembro. As empreitadas de acesso rodoviário tanto a nascente como a poente do túnel também deverão estar concluídas em Dezembro, seguindo-se depois dois meses de testes e de instalação de todo o sistema de sinalética e segurança no interior do túnel.

<_o3a_p>

A IP tenciona abrir ao tráfego esta obra de ligação entre Trás-os-Montes e o Douro Litoral, “ajudando a diminuir os 40% de diferença de PIB per capita das duas regiões” e “melhorando a ligação do litoral à fronteira de Espanha”, ainda no primeiro trimestre de 2016.<_o3a_p>

Por ser considerada uma "obra única", António Ramalho disse que têm sido várias as universidades de engenharia portuguesas e estrangeiras que têm mostrado interesse em conhecer o Túnel do Marão.