Trabalhos de escavação do túnel do Marão foram concluídos
Presidente da IP sublinha “momento histórico” e a execução da obra em tempo recorde. Túnel deve ser aberto ao tráfego até ao final de Março de 2016
Na segunda feira à noite foi detonada a ultima carga de explosivos que permitiu a conclusão da escavação da galeria norte do túnel do Marão. Os dois túneis foram construídos em paralelo, em quatro frentes de obra, e todos os trabalhos lá dentro decorrem também em simultâneo. Praticamente um mês depois da cerimónia de abertura (ou de varamento) da galeria sul, a partir de agora já se pode dizer que é possível atravessar de Amarante para Vila Real pelas duas galerias que atravessam a serra.
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Na segunda feira à noite foi detonada a ultima carga de explosivos que permitiu a conclusão da escavação da galeria norte do túnel do Marão. Os dois túneis foram construídos em paralelo, em quatro frentes de obra, e todos os trabalhos lá dentro decorrem também em simultâneo. Praticamente um mês depois da cerimónia de abertura (ou de varamento) da galeria sul, a partir de agora já se pode dizer que é possível atravessar de Amarante para Vila Real pelas duas galerias que atravessam a serra.
"Quatrocentos e cinco dias após da consignação foi com um prazer grande que ontem [segunda-feira] varamos, abrimos, a última galeria, a galeria norte, pelo que neste momento já se atravessa de Amarante para Vila Real pelas duas galerias do Túnel do Marão. É um momento histórico", afirmou António Ramalho, presidente daInfraestruturas de Portugal (IP) após uma visita à empreitada.
A construção da Autoestrada do Marão começou há seis anos, mas esteve parada por três vezes. Foi retomada em Setembro de 2014, depois de o Estado resgatar a concessão, devido a incumprimentos da concessionária, entregando-a à IP (então Estradas de Portugal).
O presidente da empresa referiu que a construção está agora a ser feita em "tempo recorde" e explicou que se está a "seguir uma metodologia de total execução". Ou seja, todos os trabalhos estão a ser feitos em simultâneo, desde, por exemplo, a perfuração, betonagem, drenagem ou asfaltagem. “Isso assegura que estejamos muito perto do final da obra que, do ponto de vista de construção civil, deverá estar concluída até ao final do ano", salientou.
A data prevista para concluir os trabalhos de construção do túnel, com betonagem final e asfalto é o dia 24 de Dezembro. As empreitadas de acesso rodoviário tanto a nascente como a poente do túnel também deverão estar concluídas em Dezembro, seguindo-se depois dois meses de testes e de instalação de todo o sistema de sinalética e segurança no interior do túnel.
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A IP tenciona abrir ao tráfego esta obra de ligação entre Trás-os-Montes e o Douro Litoral, “ajudando a diminuir os 40% de diferença de PIB per capita das duas regiões” e “melhorando a ligação do litoral à fronteira de Espanha”, ainda no primeiro trimestre de 2016.<_o3a_p>
Por ser considerada uma "obra única", António Ramalho disse que têm sido várias as universidades de engenharia portuguesas e estrangeiras que têm mostrado interesse em conhecer o Túnel do Marão.