Mau Tempo: Aumentam para 12 os distritos sob "Aviso Amarelo" no continente
Aos distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal que estão sob "Aviso Amarelo", devido à previsão de agitação marítima, juntam-se os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para 12 o número de distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão chuva, por vezes forte. Segundo o IPMA, aos distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal que esta segunda-feira estão sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, juntaram-se os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, devido à previsão de chuva forte.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para 12 o número de distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão chuva, por vezes forte. Segundo o IPMA, aos distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal que esta segunda-feira estão sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, juntaram-se os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, devido à previsão de chuva forte.
Em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estão previstas ondas de noroeste, com três a quatro metros, entre as 4h e as 21h desta segunda-feira, sendo que em Faro o aviso para a agitação marítima prolonga-se até à meia-noite de terça-feira.
Os quatros distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado, por vezes forte, com rajadas até 80 km/hora na faixa costeira, entre as 4h e as 15h desta segunda-feira. Já os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, sendo que o aviso irá vigorar entre as 15h e a meia-noite desta segunda-feira.
Também as ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão sob aviso amarelo nesta segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Pelo mesmo motivo, quatro barras marítimas do continente encontram-se fechadas a toda a navegação e outras seis estão condicionadas, de acordo com informação da Autoridade Marítima Nacional: são as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto. Com navegação condicionada estão as barras de Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz, Faro e Vila Real de Santo António.
As ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão sob aviso amarelo da meteorologia até às 12h desta segunda-feira, devido à previsão de chuva. O aviso, o segundo menos grave numa escala de quatro, vigorará entre as 3h e as 12h, período em que se prevê chuva que poderá ser “pontualmente forte” nas duas ilhas do grupo oriental dos Açores.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê para as regiões norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte na região norte e interior centro a partir do início da tarde. O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro até ao início da tarde, tornando-se do quadrante sul durante a tarde. Já nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante leste, tornando-se do quadrante sul durante a manhã.
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima na região norte e interior centro. Para a região sul, a chuva pode ser pontualmente forte no litoral a sul do Cabo de Sines até ao início da manhã. O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral, por vezes com rajadas até 80 km/h na faixa costeira, tornando-se do quadrante oeste no Algarve a partir do final da tarde.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 17 graus Celsius, no Porto entre 14 e 18, em Braga entre 13 e 20, em Viana do Castelo entre 14 e 19, em Vila Real entre 12 e 15, em Bragança e Viseu entre 11 e 13, em Coimbra entre 14 e 17, em Leiria entre 13 e 20, na Guarda entre 9 e 10, em Castelo Branco entre 12 e 15, em Santarém entre 13 e 19, em Évora e Beja entre 11 e 17, em Faro entre 14 e 19, no Funchal entre 14 e 22, em Angra do Heroísmo entre 18 e 20 e Santa Cruz entre 15 e 18.