Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins estão quinta-feira em Bruxelas

Os líderes dos três partidos deverão dar conta às respectivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo.

Foto
Líderes da UE reúnem-se quinta e sexta-feira em Bruxelas Foto: François Lenoir/Reuters

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão na quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão na quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 4 de Outubro, Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins reunir-se-ão com as respectivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.

Com reuniões entre os partidos a sucederem-se em Portugal durante os últimos dias para tentar um compromisso com vista à formação de um "governo estável", mas de forma "inconclusiva" até ao momento no caso dos encontros entre a coligação liderada pelo PSD e o PS, Passos Coelho e António Costa "coincidirão" em Bruxelas, embora não esteja previsto que se cruzem.

Passos Coelho participará na reunião do Partido Popular Europeu (PPE), a maior família política europeia, enquanto António Costa, que viaja já nesta quarta-feira para a capital belga, estará na reunião do Partido Socialista Europeu (PSE), nos encontros que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, indicaram à Lusa fontes partidárias.

Ambos deverão dar conta às respectivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo, na sequência das eleições legislativas de domingo, que a coligação formada por PSD e CDS venceu, mas sem maioria absoluta.

Na terça-feira, o secretário-geral do PS voltou a reunir-se com os líderes do PSD e do CDS, Passos Coelho e Paulo Portas, mas o encontro voltou a revelar-se "inconclusivo".

Além de Passos Coelho e António Costa, também a porta-voz do Bloco de Esquerda, a terceira força política mais votada nas eleições de 4 de Outubro, e que também tem estado em conversações com os socialistas, estará na quinta-feira em Bruxelas, para se reunir com a presidente do Grupo da Esquerda Unitária (GUE).

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Bloco indica que Catarina Martins encontrar-se-á ao início da tarde com a presidente do GUE, Gabriele Zimmer, no Parlamento Europeu, "para abordar a situação política em Portugal".