Rota de Tapas de volta a Lisboa e ao Porto
É a segunda edição do ano e promete levar novamente muito petisco e cerveja catalã a alguns dos bairros mais tradicionais de Lisboa e do Porto. Entre 15 de Outubro e 1 de Novembro
"Apenas com uma lata de conserva é possível fazer as tapas mais inesperadas e originais." É esse o mote desta 6.ª edição da Rota de Tapas, patrocinada pela cerveja catalã Estrella Damm, que mais uma vez traz um mapa de petiscos criados para a ocasião com preço fixo: 3€ por uma tapa e uma cerveja da marca (25cl).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
"Apenas com uma lata de conserva é possível fazer as tapas mais inesperadas e originais." É esse o mote desta 6.ª edição da Rota de Tapas, patrocinada pela cerveja catalã Estrella Damm, que mais uma vez traz um mapa de petiscos criados para a ocasião com preço fixo: 3€ por uma tapa e uma cerveja da marca (25cl).
Há então, a respeitar a temática das conservas nacionais, petiscos com biqueirão, mexilhão ou petinga, hambúrgueres de cavala e sardinha, azeitonas e picles, mas também quem fuja, por exemplo, para umas bolinhas de morcela da Beira recheadas com pêra e regadas com compota de maçã ou ovo cozido a baixa temperatura envolto em carne de porco picada com especiarias e pão ralado.
Em Lisboa, são 50 os restaurantes aderentes, espalhados pelo Cais do Sodré, Rossio, Alfama, Bairro Alto, Príncipe Real e Madragoa; no Porto, a grande maioria dos 29 espaços concentra-se na Baixa e na Ribeira.
Uma vez mais, o evento vem com mapa e carimbos para coleccionar pelas casas aderentes. Na capital, os habituais tuk tuk vão circular pelas ruas da cidade, de quinta a sábado entre as 19h30 e as 23h, com paragens na Sé, no Chiado (Largo Barão de Quintela) e no Jardim de Santos. Para apanhar boleia, há que ter dois carimbos no mapa e juntar até seis amigos.
Já no Porto, haverá pela primeira vez um autocarro turístico, num passeio entre o Rivoli e o Palácio da Bolsa. Para embarcar na novidade principal desta edição, há que juntar quatro carimbos. A viagem está disponível de sexta a sábado das 18h30 à 00h30 e no domingo entre as 16h e as 20h.
Durante o evento, volta ainda a estar em jogo "uma viagem a Barcelona para duas pessoas, com jantar num restaurante gourmet de tapas". Para habilitar-se ao prémio, é necessário "preencher o passaporte destacável do mapa com três carimbos de diferentes locais, deixá-lo na tômbola de um dos restaurantes aderentes e tirar uma fotografia no Instagram ou colocar no site da Zomato com o hashtag #rotadetapas ou fazer o upload da fotografia" na tab do evento no Facebook da marca.
Serão ainda escolhidas as duas melhores tapas da edição, uma eleita pelos consumidores (para votar há que recorrer novamente ao mapa do evento, utilizando o destacável) e outra por um júri “constituído por elementos da Estrella Damm e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto”.
Os mapas com os estabelecimentos e mais informações podem ser consultados na página de Facebook do evento ou no site da Zomato.