Moita vai contar com autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro
Empresa de transportes vai alargar os seus serviços ao concelho vizinho.
A medida resulta de um protocolo de entendimento – aprovado no mês passado pela Câmara da Moita - entre as duas autarquias, assinado nesta segunda-feira num dos autocarros da empresa na Estrada da Amizade, a estrada que divide os dois concelhos, na Baixa da Banheira. No mesmo dia foi realizado o percurso de autocarro pelas freguesias da Moita que vão passar a contar com os TCB.
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A medida resulta de um protocolo de entendimento – aprovado no mês passado pela Câmara da Moita - entre as duas autarquias, assinado nesta segunda-feira num dos autocarros da empresa na Estrada da Amizade, a estrada que divide os dois concelhos, na Baixa da Banheira. No mesmo dia foi realizado o percurso de autocarro pelas freguesias da Moita que vão passar a contar com os TCB.
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, diz, citado em comunicado da autarquia, que a extensão dos autocarros do Barreiro à Moita “é um contributo significativo para a melhoria da mobilidade” dos munícipes, uma vez que o concelho da Moita apresenta problemas de mobilidade com os serviços da Transportes Sul do Tejo (TST). “É momento importante para nós, autarcas, mas também para a nossa população”, afirma, destacando a “grande qualidade, de excelência”, do serviço dos TCB.
Para o autarca do Barreiro, Carlos Humberto, “era um sonho com muitos anos”, adianta o comunicado. O acordo entre os dois municípios ainda não tinha sido realizado “por razões legais”, revela o autarca. Carlos Humberto referiu ainda que as "regalias sociais que a população do Barreiro usufrui", como o Passe da Terceira Idade (17,05€ mensais), o Passe + 80 (aproximadamente 6€ anuais)", o passe jovem (24,15€ mensais) e o passe da rede dos tcb (32,20€ mensais) vão alargar-se à população das freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros, concelho da Moita.
Questionário pelo PÚBLICO sobre as alterações nas carreiras dos TCB, Célia Cruz, do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara da Moita, informou que as carreiras que se vão estender ao concelho vizinho são as carreiras número 1 e 2. E adiantou: "São carreiras circulares, ou seja, fazem sensivelmente o mesmo percurso mas em direções opostas, complementando-se no seu trajecto".
Segundo a mesma fonte, o ponto mais distante do percurso em relação ao local de início - terminal rodo-ferro-fluvial do Barreiro - vai ser o centro da freguesia de Alhos Vedros.
Em resposta ao tempo de duração de cada carreira, Célia Cruz, revelou que "o percurso é de 60 minutos, aproximadamente", adiantando que o passageiro pode "fazer a gestão da sua opção tendo em conta o seu local de saída: ou vai pela 1 ou pela 2, optando pela que mais rapidamente chegue ao destino desejado", uma vez que são carreras circulares.
De acordo com informações da autarquia da Moita, o protocolo entre os dois municípios estabeleceu que a Câmara do Barreiro tem o dever de cumprir os percursos e horários das carreiras, o suporte dos custos de operação e a manutenção da informação referente à oferta do transporte público. Para a autarquia da Moita, estabeleceu-se a obrigação de colocar locais de paragens de autocarro com identificação dos TCB e “preferencialmente com abrigos”, bem como organizar o trânsito de forma a uma melhor acessibilidade dos autocarros. A Câmara da Moita tem ainda de comparticipar os títulos “bonificados” dos utentes do concelho da Moita, segundo a mesma fonte.
Texto editado por Ana Fernandes