Três dias de desfiles na ModaLisboa
Ao longo dos próximos três dias, sob o tema The Timers, a moda portuguesa da próxima Primavera/Verão mostra-se em Lisboa.
Mas a primeira noite pertence aos jovens criadores, arrancando com os nove Sangue Novo, jovens designers ou finalistas de Design de Moda que este ano concorrem não só para mostrar a sua colecção no festival de moda holandês FashionClash mas por um prémio: um Master Level Certificate in the Fashion Area fruto de um workshop de cinco semanas em Milão na Domus Academy e uma bolsa de 5000 euros da patrocinadora Vulcano para usar durante esse curso.
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Mas a primeira noite pertence aos jovens criadores, arrancando com os nove Sangue Novo, jovens designers ou finalistas de Design de Moda que este ano concorrem não só para mostrar a sua colecção no festival de moda holandês FashionClash mas por um prémio: um Master Level Certificate in the Fashion Area fruto de um workshop de cinco semanas em Milão na Domus Academy e uma bolsa de 5000 euros da patrocinadora Vulcano para usar durante esse curso.
Depois, a plataforma de micromarcas Lab recebe os AwayToMars e Catarina Oliveira e a explosão floral de Luís Carvalho a dar o salto do Lab para a passerelle principal num 2015 que foi de crescimento. A noite termina com Carlos Gil, que recentemente esteve com o Portugal Fashion em Milão.
Sábado há mais Lab para começar o dia (Nair Xavier, Olga Noronha e Ricardo Andrez) e regressa Christophe Sauvat, fazendo-se a tarde e a noite com desfiles de Valentim Quaresma, SayMyName, Miguel Vieira (que também se apresentou em Milão), Ricardo Preto e as honras de encerrar o dia cabem a Alexandra Moura.
Domingo há os homens de Nuno Gama, as mulheres com história de Filipe Faísca, os indivíduos de Kolovrat, a segunda edição para a angolana Nadir Tati, o informal sofisticado de Pedro Pedro, o polaco Piotr Drzal e as deusas de Aleksandar Protic. Nos desfiles estarão presentes, em regime de colaboração ou com marcas dos próprios designers, 13 marcas de calçado português.
Durante os três dias do evento, que é acessível apenas por convite, está aberta ao grande público a Wonder Room, a pop-up store com 22 marcas portuguesas, entre as quais Wasted Rita ou D’Ornellas. Também aberto ao público, nas arcadas do Pátio da Galé no Terreiro do Paço, decorre um desfile da marca de surf Billabong no sábado às 17h.
Uma organização da Associação ModaLisboa e da Câmara de Lisboa, o financiamento autárquico para esta edição volta a ser de 317.500 euros.