Site da Seat também identifica carros afectados em Portugal

Depois de ontem a Volskwagen e Skoda terem disponibilizado sistema de verificação aos clientes, a Seat toma medida semelhante. Audi adopta estratégia diferente.

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REUTERS/Albert Gea

Já na terça-feira a Siva, empresa responsável pela comercialização dos automóveis Volkswagen e Skoda em Portugal, tinha disponibilizado um mecanismo semelhante para essas marcas.

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Já na terça-feira a Siva, empresa responsável pela comercialização dos automóveis Volkswagen e Skoda em Portugal, tinha disponibilizado um mecanismo semelhante para essas marcas.

Para além da possibilidade de verificação pelo proprietário através da introdução do número de chassis na plataforma, a Seat anuncia, como “medida de precaução”, a suspensão temporária das “vendas e entregas de todos os veículos novos Seat equipados com o motor EA 189, até que a investigação da Volkswagen AG termine”.

A marca informa que “apenas nesse momento” conseguirá informar se o carro “está ou não afectado”, garantindo que o processo não acarreta quaisquer custos para os proprietários. A Seat assegura ainda que “todos os automóveis novos Seat equipados com motores EU6 cumprem os requisitos legais sem excepção”.

A Audi, também representada em Portugal pela Siva, tem uma abordagem diferente das outras marcas do grupo Volkswagen. Num texto de informação ao cliente publicada nesta quarta-feira no site português da Audi, a marca pede aos proprietários para entrarem em contacto com a empresa.

Sublinhando que a segurança de condutores e passageiros nunca esteve em causa e que “para a maioria dos veículos, uma actualização do software será, provavelmente, suficiente”, a Audi anuncia que entrará em contacto com os clientes “ assim que a solução técnica estiver disponível”.

À semelhança das restantes marcas afectadas pelo escândalo da Volkswagen, a Audi anuncia que a reparação será gratuita. Caso subsista alguma dúvida, os proprietários deverão entrar em contacto com o seu concessionário ou o apoio ao cliente da Siva.

De acordo com as marcas, há em Portugal 117 mil veículos equipados com o software fraudulento. Entre eles, 94,4 mil da Volkswagen, Audi e Skoda e 23 mil veículos da Seat.

O grupo alemão está a lançar iniciativas idênticas em vários países, anunciando a intenção de reparar os automóveis sem encargos para os clientes.