Importador da Volkswagen diz que carros que cumprem normas continuarão à venda
Grupo vai apresentar em breve solução que elimine a manipulação das emissões de gases.
"Reafirmamos que todos os motores Diesel que cumpram a norma Euro6 [que estabelecem as limitações de emissão de gases poluentes] respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais podendo ser vendidos sem qualquer limitação", refere o grupo numa nota divulgada em Portugal.
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"Reafirmamos que todos os motores Diesel que cumpram a norma Euro6 [que estabelecem as limitações de emissão de gases poluentes] respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais podendo ser vendidos sem qualquer limitação", refere o grupo numa nota divulgada em Portugal.
O grupo alemão Volkswagen anunciou neste sábado que vai apresentar em breve uma solução que elimine a manipulação das emissões de gases poluentes dos seus carros a gasóleo, instalada em 11 milhões de veículos.
Um porta-voz da empresa, que atravessa o pior escândalo da sua história, disse em Wolfsburgo, Alemanhã, sede do grupo Volkswagen, que a adopção das medidas não terá custos para os proprietários dos automóveis afectados.
Nas próximas semanas, o maior fabricante de veículos do mundo estará pronto para estabelecer um calendário para incorporar a solução nos 11 milhões de veículos identificados como portadores do software que manipula as emissões de gases poluentes.
Este caso já levou à demissão do presidente executivo, Martin Winterkorn, e à nomeação de Matthias Müller, até aqui CEO da Porsche, para liderar o grupo alemão. Ainda se aguarda a publicação da lista de modelos afectados por esta fraude.
O caso foi descoberto quando um grupo ambientalista europeu chamado Conselho Internacional para o Transporte Limpo decidiu usar os carros feitos pela Volkswagen para o mercado americano (bem como um modelo BMW) como exemplo de que era possível fabricar carros a diesel com níveis baixos de poluição. Depois de fazerem testes aos veículos (o da BMW passou), perceberam que havia discrepâncias entre os dados obtidos e os resultados dos testes oficiais.
A fabricante instalou software em carros a gasóleo que fazia com que estes emitissem muito menos gases poluentes quando estavam a ser testados do que quando estavam na estrada. De acordo com a Agência de Protecção Ambiental, as emissões de um gás poluente associado a asma e outras doenças pulmonares serão dez a 40 vezes superiores aos limites legais.