STCP garante Wi-Fi grátis até Julho de 2016
Um ano depois da introdução de Wi-Fi na sua rede de transportes, a STCP conseguiu garantir a continuidade do serviço até pelo menos Julho de 2016
“Vai continuar disponível ao longo do próximo ano, por acordo entre a empresa e os vários parceiros neste projecto”. Foi assim que a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) confirmou no seu site a continuidade do projecto da Veniam , empresa portuguesa em parceria com a Porto Digital, que se concretizou há um ano e resultou na introdução de uma gigantesca rede Wi-Fi por todos os seus veículos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Vai continuar disponível ao longo do próximo ano, por acordo entre a empresa e os vários parceiros neste projecto”. Foi assim que a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) confirmou no seu site a continuidade do projecto da Veniam , empresa portuguesa em parceria com a Porto Digital, que se concretizou há um ano e resultou na introdução de uma gigantesca rede Wi-Fi por todos os seus veículos.
Cobrindo não só os 404 autocarros disponíveis na frota da STCP mas também algumas das paragens, o sistema assenta no uso da rede celular em conjunto com a grande quantidade de pontos fixos de fibra óptica espalhados pela cidade do Porto. O processo não tem qualquer tipo de custo para a empresa pública.
Tendo um uso diário médio de cerca de sete mil utilizadores, que geram cerca de duas mil horas de navegação (e/ou outros serviços de dados), o serviço pode ser considerado um sucesso. Durante o ano transacto obteve mais de 233 mil utilizadores que deram origem a mais de 2,1 milhões de acessos.
Uma fonte da empresa afirmou ainda à Lusa que “os principais dados de utilização do serviço apontam para uma elevada qualidade de ligação e para o alto valor acrescentado no serviço aos clientes”, explicando assim a manutenção da iniciativa.