Esta nova campanha é para pôr jovens a (re)agir e votar
(RE)AGE.VOTA. tem como mote a participação dos jovens e estudantes do Ensino Superior nas eleições de 4 de Outubro. A campanha nasce da parceria entre o movimento associativo estudantil e o Conselho Nacional de Juventude
Aproxima-se mais um dia de eleições legislativas e a política nacional está na agenda mediática de todos os órgãos de comunicação. Contudo, existe um grupo ao qual é difícil chegar: os jovens.
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Aproxima-se mais um dia de eleições legislativas e a política nacional está na agenda mediática de todos os órgãos de comunicação. Contudo, existe um grupo ao qual é difícil chegar: os jovens.
A política não é um tema que atraia, à partida, a atenção dos jovens adultos com direito de voto, um distanciamento que tem sido objecto de várias interpelações por parte de responsáveis políticos. Foi para combater esse afastamento que, impulsionada pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), nasceu a campanha (RE)AGE.VOTA., cujo principal objectivo é “explicar aos estudantes a necessidade de ir votar e reduzir a abstenção”, que, embora não seja uma particularidade portuguesa, atinge, por vezes, valores elevados no país. Na última eleição em Portugal, nas autárquicas de 2013, a taxa de abstenção ultrapassou os 47 por cento.
Esta plataforma dispõe de uma página onde são apresentados todos os partidos políticos que se candidatam às eleições de dia 4 de Outubro, redirecionando para o site ou página de Facebook de cada um.
Ainda no site são disponibilizadas diversas imagens para os jovens utilizarem nas redes sociais, de modo a divulgar ainda mais a campanha. Já na página oficial de Facebook existe informação pertinente sobre as “ideologias e partidos” que concorrem a este acto eleitoral.
Uma das entidades envolvidas na campanha é a Federação Académica do Porto (FAP). Em declarações ao JPN, Daniel Freitas, presidente do órgão, revela as três grandes metas do (RE)AGE.VOTA. A primeira é “apelar ao voto dos mais jovens”, difundindo as eleições legislativas como “um momento importante de decisão do futuro do país”.
O segundo propósito é disponibilizar informação facilitada através da Internet para que o voto seja “o mais consciente e informado possível”.
Já o terceiro objectivo, que consistia em “divulgar as ferramentas de voto antecipado”, já foi cumprido, visto que o prazo para a inscrição nas plataformas de voto antecipado terminaram no dia 14 de Setembro.
Para o (RE)AGE.VOTA, o sucesso passa por ver mais jovens a votar, “participando nestes momentos decisórios”. Com esta campanha, “o apelo ao voto e à participação cívica faz-se agora e durará para o futuro”.