Número de portugueses a comprar online duplicou nos último cinco anos
Associação da Economia Digital diz que facturação do comércio electrónico em Portugal atingiu 2,9 mil milhões de euros em 2014.
Nos últimos cinco ano, o número duplicou, atingindo os 2,7 milhões de pessoas. E, segundo o estudo, em 2020, o número de compradores portugueses online poderá chegar aos 4,5 milhões.
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Nos últimos cinco ano, o número duplicou, atingindo os 2,7 milhões de pessoas. E, segundo o estudo, em 2020, o número de compradores portugueses online poderá chegar aos 4,5 milhões.
O número de utilizadores de Internet no mercado português cresceu quase 40% entre 2009 e 2014, para 6,9 milhões, estimando-se que em 2020 ascenda a 8,7 milhões de pessoas.
"Actualmente, mais de dois terços da população portuguesa utiliza a Internet", refere o estudo, que é divulgado no âmbito da Semana da Internet em Portugal 2015 organizada pela ACEPI, presidida por Alexandre Nilo Fonseca.
Do total de utilizadores de Internet em Portugal, 40% faz compras na Internet.
"A penetração da utilização da Internet em Portugal tem vindo a aproximar-se da percentagem da Europa e espera-se que atinja os 86% em 2020", lê-se no estudo. Actualmente, a taxa de penetração é de 70%.
Relativamente ao comércio electrónico B2C (entre empresas e consumidores), quase duplicou em Portugal nos últimos cinco anos.
"Em 2014, o volume de negócios online atingiu os 2,9 mil milhões de euros e estima-se que em 2020 alcance os 5,4 mil milhões de euros", refere o estudo, adiantando que os números incluem C2C (entre consumidores).
Já o comércio electrónico entre empresas (B2B) e com o Estado (B2G) mais do que duplicou entre 2009 e 2014, para 45 mil milhões de euros.
Estima-se que em 2020 a facturação do comércio electrónico B2B e B2G atinja os 79 mil milhões de euros.
Incluindo todas as formas de comércio electrónico, o estudo aponta que dentro de cinco sejam transaccionados online 85 mil milhões de euros em Portugal.
"Os compradores online em Portugal têm tido uma evolução muito rápida, as pessoas dão cada vez mais valor ao comércio electrónico", disse à Lusa Alexandre Nilo Fonseca.
"Temos hoje em Portugal uma população muito digital", beneficiando das "boas infra-estruturas" que o país tem, acrescentou. "Na perspectiva dos consumidores, temos bons sinais", disse.
Entre os produtos mais comprados pelos portugueses na Internet, o destaque vai para os equipamentos móveis, que lideram a lista, seguidos do alojamento, vestuário, viagens e livros.
Sobre o método de pagamento, a referência Multibanco é a mais usada pelos consumidores 'online', enquanto em termos do valor das vendas "a maior fatia é paga por transferência bancária", segundo o estudo.
O smartphone foi o produto de acesso à Internet mais comprado online no passado, representando 62% do total de venda de equipamentos móveis.
A grande maioria dos consumidores faz as suas compras no computador (fixo ou portátil), embora quase metade (46%) dos utilizadores afirme que utiliza o telemóvel para fazer compras.