Câmara do Porto, “confortável” com alterações de trânsito, prepara novas mudanças
Menos sinistralidade e mais velocidade da STCP identificados na Foz e na Rua de Costa Cabral
A vereadora referiu-se em concreto à zona da Foz, onde, desde Fevereiro, algumas ruas mudaram de sentido, outras passaram a ter dois sentidos e houve também alterações ao estacionamento. “Começamos a ter dados muito interessantes e relevantes. Temos monitorizado muito de perto as alterações da Foz e sabemos, por exemplo, que, no transporte individual, conseguimos reduzir a velocidade média, o que é um bom dado. Também vemos que aumentou a velocidade comercial da STCP e que esta reduziu tempos de percurso, o que é muito importante. Por fim, entre Janeiro e Agosto deste ano houve naquela zona uma redução em 12% dos acidentes, que era um dos nossos objectivos. São dados que nos deixam confortáveis”, disse Cristina Pimentel.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A vereadora referiu-se em concreto à zona da Foz, onde, desde Fevereiro, algumas ruas mudaram de sentido, outras passaram a ter dois sentidos e houve também alterações ao estacionamento. “Começamos a ter dados muito interessantes e relevantes. Temos monitorizado muito de perto as alterações da Foz e sabemos, por exemplo, que, no transporte individual, conseguimos reduzir a velocidade média, o que é um bom dado. Também vemos que aumentou a velocidade comercial da STCP e que esta reduziu tempos de percurso, o que é muito importante. Por fim, entre Janeiro e Agosto deste ano houve naquela zona uma redução em 12% dos acidentes, que era um dos nossos objectivos. São dados que nos deixam confortáveis”, disse Cristina Pimentel.
Na Rua de Costa Cabral, apesar de o tempo de monitorização ser mais curto, uma vez que as alterações só entraram em vigor em Abril, os primeiros dados também deixam a vereadora optimista. “Intervimos muito seriamente em Costa Cabral e já podemos dizer que a velocidade comercial da STCP aumentou 35%, enquanto o estacionamento abusivo caiu para menos de metade. Já a sinistralidade é praticamente nula”, garante a vereadora.
O presidente Rui Moreira salientou a importância da monitorização, nomeadamente pelo sistema de georreferenciação a cargo da PSP e também o trabalho desenvolvido no Centro de Gestão Integrada, dizendo que tal permite ao município saber exactamente onde é que ocorrem os problemas. “Isto é muito importante, numa altura em que estão a aumentar os acidentes no país e no Porto também”, disse o autarca, garantindo que, graças a estes dados, já estão a ser preparadas outras intervenções em zonas específicas da cidade. Moreira não quis, contudo, adiantar onde serão introduzidas essas mudanças, dizendo: “Anunciaremos quando o fizermos.”
Cristina Pimentel reafirmou que a partilha de corredores "Bus" por motociclos será alargada a toda a cidade até ao final do ano, com pequenas excepções, de vias que não se adaptam a esta acção, e anunciou que mais 16 passadeiras “problemáticas” receberão iluminação por LED até ao final de 2015.
A vereadora argumentou que todos os dados recolhidos apontam num sentido: “Com projectos bem pensados, podemos atingir resultados muito positivos”. E acrescentou: “São medidas em pequena escala, mas questões vão sendo resolvidas”.
Outra medida que, este ano, voltou a ser um sucesso, disse, foi o funcionamento do metro durante toda a noite, às sextas-feiras e sábado. Cristina Pimentel diz que o uso do transporte particular “caiu a pique” com o arranque da medida, que, pelo segundo ano, foi aplicado nos meses mais movimentados da animação nocturna, o Verão.
Já a introdução do ColorADD no único parque público coberto e com vários pisos da cidade foi descrito pela vereadora como “um incentivo” para todos os que têm a concessão de outros espaços na cidade.