99 por cento de transpiração
Um documentário bem interessante sobre os bastidores da criação de moda
Na verdade, contudo, o documentarista francês Frédéric Tcheng está mais interessado em múltiplos “eus”: não apenas o director criativo como também as mestras, as costureiras, os modelos, toda a gente que contribui para o sucesso de uma colecção para lá daqueles que dão a cara.
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Na verdade, contudo, o documentarista francês Frédéric Tcheng está mais interessado em múltiplos “eus”: não apenas o director criativo como também as mestras, as costureiras, os modelos, toda a gente que contribui para o sucesso de uma colecção para lá daqueles que dão a cara.
Dior e Euacompanha a montagem em tempo-recorde da primeira colecção de Simons na Dior, em 2012, mas é menos um documentário sobre o
glamourda moda, e muito mais um filme sobre os bastidores da criação, os “99 por cento de transpiração” que já Edison dizia serem essenciais para o “um por cento de inspiração”, pontuado por citações retiradas das próprias memórias do costureiro (e lidas em
offpor um actor “a fingir” de Dior). É, infelizmente, nesse “diálogo” entre passado e presente que o filme de Frédéric Tcheng se perde um pouco — o “contra-relógio” da criação e montagem da colecção e a alternância entre pontos de vista chegam e sobram para tornar
Dior e Euum objecto bem mais interessante do que o tal olhar menos atento daria a entender.