Antigo Cinema Europa com novo pólo cultural a funcionar em 2016

Espaço cultural que vai ocupar piso do antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, incluirá uma biblioteca e uma sala polivalente. Deverá estar operacional em meados de 2016

Foto
Enric Vives-Rubio

A Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, admitiu esta terça-feira que o espaço cultural que vai ocupar o piso térreo do antigo Cinema Europa, com biblioteca e sala polivalente, esteja a funcionar em meados do próximo ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, admitiu esta terça-feira que o espaço cultural que vai ocupar o piso térreo do antigo Cinema Europa, com biblioteca e sala polivalente, esteja a funcionar em meados do próximo ano.

Na quarta-feira, a Câmara de Lisboa discute a cedência do piso térreo do antigo Cinema Europa à Junta de Freguesia de Campo de Ourique, assim como a transferência de uma verba de 675 mil euros, encarregando esta autarquia de realizar as obras do espaço cultural.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Campo de Ourique, Pedro Cegonho (PS), mostrou-se convicto de que, "no primeiro semestre de 2016, [o espaço cultural] já estará pronto", prazo que já inclui a aprovação da delegação de competências pela Câmara e pela Assembleia Municipal, bem como o lançamento de concursos públicos e a realização das obras.

Foto
Demolição em 2011 Enric Vives-Rubio

Edifício emblemático

Inaugurado na década de 1930, o Cinema Europa foi utilizado até 1981 e é um dos edifícios emblemáticos do bairro de Campo de Ourique, tendo na fachada uma escultura em alto-relevo do escultor Euclides Vaz. O espaço integra o inventário da Arquitectura Moderna Portuguesa da Direcção-Geral do Património Cultural e tem um movimento (SOS Cinema Europa) que luta, desde o início de 2000, pela sua preservação.

Segundo Pedro Cegonho, o espaço cultural incluirá uma biblioteca (com espaço de leitura infantil e com jornais) e uma sala polivalente. A Junta deverá, entretanto, contratar três pessoas para gerir o espaço. As obras vão custar 498 mil euros, valor ao qual acresce a aquisição de equipamentos de apetrechamento, incluindo livros, correspondente a 176 mil euros, adiantou Pedro Cegonho.

Em Novembro do ano passado, o município adquiriu o piso térreo do edifício, que ocupa os números 28 a 28D da Rua Francisco Metrass e 35 a 35A da Rua Almeida e Sousa, onde outrora existiu o Cinema Europa, com vista à instalação do equipamento cultural previsto na candidatura vencedora do movimento SOS Cinema Europa ao Orçamento Participativo de 2009/2010.

A cedência deve-se ao facto de a Junta de Freguesia ter "uma menor dispersão de recursos, o que lhe permite uma maior celeridade no lançamento, acompanhamento e gestão dos procedimentos", justifica a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, na proposta que será debatida quarta-feira. De acordo com a autarca, "a implementação deste projecto dotará a cidade e a freguesia de Campo de Ourique, em particular, de um espaço cultural de proximidade integrado na Rede de Bibliotecas de Lisboa".

Em Janeiro deste ano, foi constituído um grupo de trabalho composto por elementos do município, da Junta e do movimento SOS Cinema Europa, que delineou o programa funcional e o projecto de arquitectura do espaço cultural.