UEFA apoia iniciativa do FC Porto em ajudar migrantes
Mais clubes estão a seguir a ideia lançada pelos "dragões".
“Foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa”, afirmou o director de comunicação do organismo, Pedro Pinto, em declarações à Lusa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa”, afirmou o director de comunicação do organismo, Pedro Pinto, em declarações à Lusa.
Na semana passada, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, escreveu à UEFA, anunciando a doação de um euro por cada bilhete vendido do jogo da Champions frente ao Chelsea, convidando os restantes 31 clubes participantes a aderir à iniciativa.
“A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu”, lê-se na carta enviada à UEFA.
Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projecto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, acrescentou ainda o director de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.
Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações.
Entretanto, Gent, Malmoe e o Borussia Moenchengaldbach aceitaram o desafio lançado pelos “dragões” e vão doar um euro por cada bilhete vendido para o primeiro jogo que realizarem em casa na Liga dos Campeões.
"A UEFA devia abraçar esta iniciativa, porque é bastante positiva", referiu Hakan Jeppsson, presidente do Malmoe, ideia que foi partilhada igualmente pelo director-geral do Borussia Moenchengladbach, Stephan Schippers.
"Esta iniciativa do FC Porto é louvável e vamos participar nela com muito gosto. A Liga dos Campeões é a competição mais importante de clubes da Europa, como tal, deve dar o exemplo na Comunidade Europeia e mostrar solidariedade para com os refugiados", afirmou.
O Gent vai defrontar o Lyon no próximo dia 16. Já o Malmoe mede forças em casa ante o Real Madrid, em encontro marcado para dia 29. Os alemães do Borussia Moenchengaldbach irão jogar contra o Manchester City em solo germânico no dia 30.
O Bayern já tinha anunciado que iria apoiar os migrantes em um milhão de euros, além da prestação de outros serviços.