O mundo sentado numa cadeira Eames
A partir de Outubro, uma grande exposição no Barbican, em Londres, revisita a vida e a obra do casal Charles e Ray Eames.
Vai ser “a primeira grande exposição no Reino Unido nos últimos 15 anos sobre a vida e o trabalho deste casal formidável”, diz Jane Alison, responsável pelo departamento de Artes Visuais do Barbican, na apresentação desta exposição, que, com esta ambição, sucede à que foi apresentada no Museu do Design de Londres no final de 1998.
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Vai ser “a primeira grande exposição no Reino Unido nos últimos 15 anos sobre a vida e o trabalho deste casal formidável”, diz Jane Alison, responsável pelo departamento de Artes Visuais do Barbican, na apresentação desta exposição, que, com esta ambição, sucede à que foi apresentada no Museu do Design de Londres no final de 1998.
Charles (1907-1978) e Ray (1912-1988) Eames, um arquitecto e uma pintora de formação, foram “um típico casal americano – suficientemente empreendedor para realizar os seus sonhos e espalhafatoso q.b. para os comemorar, inventando ocasiões festivas”, escreveu no PÚBLICO a crítica de arquitectura Ana Vaz Milheiro a propósito da exposição no Museu do Design de Londres.
Designers, no sentido simultaneamente mais lato e mais inovador do termo, os dois marcaram indiscutivelmente, numa actividade que se prolongou por quatro décadas, as condições da vida urbana quotidiana americana. “Os Eames movimentaram-se com fluidez entre a produção industrial de objectos para uso diário e a transmissão de ideias através de exposições, filmes ou instalações, antecipando a era da informação global”, destaca o Barbican. E é essa multiplicidade de preocupações e frentes de acção que vai estar representada – com algumas peças e documentos que serão vistos pela primeira vez em Inglaterra, promete a instituição londrina – na exposição de Outubro.
Não vai faltar, claro, a famosa La Chaise, combinação de madeira com fibra de vidro ou resina plástica, nas suas múltiplas variações, nem a poltrona que os designers inicialmente criaram com destino personalizado, o seu amigo cineasta Billy Wilder (esse mesmo de Quanto Mais Quente Melhor). Mas vai poder também ser visto o modelo experimental para o nariz cónico em contraplacado feito expressamente para um avião militar americano, e que integra a colecção do Museum of Modern Art (MoMA) – a instituição onde os Eames moldaram uma primeira cadeira de plástico para um concurso internacional de design de mobiliário low-cost na década de 40.
Uma selecção de filmes, um diaporama com imagens para três ecrãs e outras peças depositadas na Biblioteca do Congresso americano serão também atracções na exposição The World of Charles and Ray Eames, que não esquecerá a arquitectura, e a referência à “mágica” Casa Eames, que o casal projectou numa estrutura de ferro e vidro e construiu para si próprio, e que foi montada em apenas dia e meio na Califórnia, com vista sobre o Pacífico.