Sines recebeu maior navio porta-contentores alguma vez aportado em Portugal

O navio poderá fazer até seis viagens por ano de ida e volta.

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Novo navio é superior em cerca de cinco mil TEU face aos que chegavam até agora a Sines Miguel Manso/Arquivo

"É mais um marco simbólico", disse à agência Lusa Carlos Vasconcelos, presidente da MSC Portugal, destacando que se trata do primeiro navio com estas dimensões a atracar em Portugal.

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"É mais um marco simbólico", disse à agência Lusa Carlos Vasconcelos, presidente da MSC Portugal, destacando que se trata do primeiro navio com estas dimensões a atracar em Portugal.

Tendo como destino o Extremo Oriente, o MSC Zoe, como foi baptizado pela MSC, partiu numa viagem inaugural de Hamburgo, na Alemanha, para a Antuérpia, na Bélgica, passando a integrar o serviço do armador suíço, entre a Ásia e o Norte da Europa.

O novo navio permite um "aumento da capacidade de trabalho", adicionando mais cerca de cinco mil TEU (unidade de medida equivalente a um contentor de 20 pés) ao maior navio da MSC já recebido no Porto de Sines até agora, podendo, na rota em que está integrado, fazer até seis viagens por ano de ida e volta.

Com 395,4 metros de comprimento, 59 metros de boca e capacidade para 19.220 TEU, este é o terceiro navio da MSC com estas dimensões a navegar os mares, de "um total de vinte" que estão encomendados, adiantou Carlos Vasconcelos.

Até esta terça-feira, o maior navio que já tinha feito escala em Sines, no terminal de contentores, tinha uma capacidade de cerca de 14 mil TEU.

Além de Sines, "poucos portos na Europa têm condições para receber navios deste porte", destacou o responsável da MSC Portugal, lembrando que Hamburgo, Antuérpia, e Algeciras são algumas das infra-estruturas portuárias onde porta-contentores destas dimensões podem atracar.

Os novos navios porta-contentores da MSC têm sido baptizados com nomes da nova geração da família do fundador da armadora, Gianluigi Aponte, sendo Zoe uma das netas.

"O MSC Zoe, MSC Oscar e MSC Oliver são navios da mesma classe, transportando mais contentores que qualquer outro navio, sendo também mais amigos do ambiente e com uma maior eficiência de combustível", explicou a armadora suíça num comunicado enviado à agência Lusa.