No ano passado houve menos estudantes a abandonar o ensino superior
Últimos dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estão disponíveis no portal Infocursos
A DGEEC chegou a estes valores tendo como base os alunos que ingressaram no ensino superior, pela primeira vez, em 2012/2013. Como actualmente é possível seguir o percurso individual de cada estudante, a DGEEC foi ver qual era a situação destes alunos um ano depois de terem começado estudos no superior. Ou seja, em 2013/2014. No ensino superior público 79,5% continuavam a frequentar o mesmo curso, 4,9 % tinham mudado de estabelecimento escolar e 5% mudaram de curso, mas continuavam na mesma instituição de ingresso. No ensino superior privado a percentagem dos que frequentavam o mesmo curso era de 76,5%.
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A DGEEC chegou a estes valores tendo como base os alunos que ingressaram no ensino superior, pela primeira vez, em 2012/2013. Como actualmente é possível seguir o percurso individual de cada estudante, a DGEEC foi ver qual era a situação destes alunos um ano depois de terem começado estudos no superior. Ou seja, em 2013/2014. No ensino superior público 79,5% continuavam a frequentar o mesmo curso, 4,9 % tinham mudado de estabelecimento escolar e 5% mudaram de curso, mas continuavam na mesma instituição de ingresso. No ensino superior privado a percentagem dos que frequentavam o mesmo curso era de 76,5%.
O portal Infocursos, lançado no ano passado, permite também avaliar qual a taxa de desemprego dos estudantes que se diplomaram entre 2010 e 2013. Em Dezembro de 2014, estavam registados nos centros de emprego 8,6% dos 146.577 estudantes que se diplomaram no ensino superior público naquele período. Esta taxa era de 8% em 2013.
Um estudo divulgado recentemente pela DGEEC, relativo aos alunos que ingressaram no superior em 2011/2012 mostrou que as médias de acesso têm impacto na probabilidade de um aluno abandonar estudos. “Um efeito brutal”, como descreveu o subdirector da DGEEC, João Baptista, a propósito desta variação: quase 40% dos alunos que entram no ensino superior universitário com média de 10 valores abandonaram os estudos passado um ano. Este valor que desce para 6% entre os que que têm 15 valores como nota de ingresso.